Escola da Praia Grande é bicampeã do Desafio da Unicamp | Boqnews

Cidades

28 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Escola da Praia Grande é bicampeã do Desafio da Unicamp

Os alunos da Escola Estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, venceram pela segunda vez consecutiva o Desafio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  A equipe Fort Local, composta por seis estudantes, ganhou na categoria Fundamental I, no quesito Desempenho. O grupo desenvolveu um equipamento que recolhia o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os alunos da Escola Estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, venceram pela segunda vez consecutiva o Desafio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  A equipe Fort Local, composta por seis estudantes, ganhou na categoria Fundamental I, no quesito Desempenho. O grupo desenvolveu um equipamento que recolhia o ovo do gavião-real para dentro de um cesto, antes que o outro filhote pudesse atacá-lo.


Na edição de 2008, a unidade do litoral paulista também venceu na mesma categoria, com um protótipo de colheitadeira de laranjas feito com materiais recicláveis como garrafas PET e madeira. A máquina coletou laranjas em um pomar artificial criado na própria Unicamp.


Outra escola estadual vencedora do Desafio, em duas categorias diferentes, foi a Porphyrio da Paz, em Paulínia. Os alunos receberam prêmios na categoria Trabalho em Equipe Fundamental II e também na Equipe Comunitária. Os seis jovens da equipe Cientistas Loucos fizeram uma espécie de guindaste, com material reciclável, para retirar o ovo do ninho.


As duas equipes receberam livros e ingressos para visitar programas culturais, como museus e exposições.


Preservação do gavião-real


Neste ano, o Desafio Unicamp premiou estudantes que conseguiram desenvolver um equipamento capaz de resgatar os ovos do gavião-real.


A ave bota dois ovos por vez, mas assim que um dos filhotes nasce, ele mata o outro para evitar a competição por alimento. O desafio é retirar um destes ovos antes que mais um exemplar da espécie seja extinto. O ovo será levado para cativeiro e alimentado pelos cientistas até que ele consiga se alimentar sozinho.


 


(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.