Equipes de zeladoria da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) seguem mobilizadas, nesta terça-feira (20), para reparos e limpeza após as fortes chuvas que atingiram Santos segunda-feira (19).
Sendo assim, realizados pela Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), Prodesan e Terra Santos, os trabalhos continuam ao longo da semana, com previsão de conclusão até sexta-feira (23).
De acordo com a Defesa Civil, o índice pluviométrico registrado nas últimas 72 horas foi de 85 mm. Enquanto, o acumulado do mês já soma 218,2 mm. Os morros permanecem em estado de Atenção.
Ao todo, foram registradas dez ocorrências envolvendo vegetais. Desse modo, sendo duas quedas de árvores, na Avenida Rangel Pestana, na altura da Praça Narciso de Andrade, na Vila Mathias, e na Rua Professor Celso da Cunha Alves, 56, no Jabaquara.
Outras oito quedas de galhos ocorreram em diferentes bairros: Rua Cidade de Antióquia (Estuário), Avenida Antônio Manoel de Carvalho, próximo à Rua Professor Clotilde Paul (Morro Marapé), Rua André Vidal de Negreiros (Ponta da Praia), cruzamento da Rua Aureliano Coutinho com a Rua Delphim Moreira (Embaré), Rua Frei Vital (Embaré), Rua Tiro Naval (Vila Nova), Avenida Dr. Nilo Peçanha (Marapé) e Rua Cunha Moreira (Vila Mathias).
Todas as ocorrências foram atendidas sem registro de vítimas ou maiores transtornos. Não houve comprometimento da rede elétrica.
Além disso, apenas a Rua Professor Celso da Cunha Alves, no Jabaquara, segue parcialmente bloqueada.
Portanto, as demais vias já foram liberadas ao tráfego.
Aliás, as equipes da Copaisa continuam com os serviços de limpeza e remoção ao longo desta terça-feira.
Demais intervenções
Em razão das fortes chuvas e da ressaca marítima, equipes da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária, com apoio da Prodesan, já realizam os serviços de desassoreamento dos canais 2 e 3. Os trabalhos contam com auxílio de retroescavadeira e caminhão basculante e devem ser concluídos até sexta-feira (23).
Também até o final da semana será concluído o reparo no asfalto entre as ruas Engenheiro José Garcia e Teodoro Sampaio, no Jabaquara. A concessionária Sabesp já iniciou as intervenções no local. Em seguida, equipes da Prodesan vão finalizar os reparos.
Outro ponto que permanece isolado é o cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rua Ministro João Mendes. Desse modo, devido ao desabamento de talude e da ciclovia.
Técnicos da Sepref avaliam a realização de reparos emergenciais nesta semana e a contratação de empresa especializada para a conclusão do serviço.
Após as fortes chuvas, equipes da Terra Santos também reforçaram as ações de limpeza na Rua Cananeia, no Saboó, na Zona Noroeste. Os trabalhos de limpeza já foram concluídos na via.
Trânsito
A CET-Santos informa a existência de ponto de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre as ruas Bóris Kaufman e Ana Santos, onde as faixas seguem transitáveis, com atenção redobrada dos motoristas.
Além disso, a Prefeitura segue monitorando a situação e reforça o compromisso com a segurança da população, mantendo as equipes em prontidão para atender novas ocorrências.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.