Operação da polícia federal desarticula quadrilha na Baixada Santista | Boqnews
Foto: DIvulgação

Operação Corrieu

13 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Operação da polícia federal desarticula quadrilha na Baixada Santista

Operação Corrieu tem como objetivo cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em dSantos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, São Paulo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (13) a Operação Corrieu com o objetivo de cumprir 28 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, São Paulo, Atibaia e Bom Jesus dos Perdões/SP.

Com a operação, foi desarticulada uma das maiores quadrilhas do país responsável pelo desvio de cartões bancários utilizados em fraudes no Brasil e exterior. A investigação teve início em junho de 2013. O nome Corrieu é derivado de Correios, por envolver agentes dessa empresa.

Durante a investigação foi possível traçar todo o percurso criminoso envolvendo as fraudes com cartões bancários, que se iniciava com o desvio de cartões nos Correios e com os saques fraudulentos ou gastos nos cartões de crédito.

A organização criminosa estruturou uma central telefônica na capital paulista, onde através de ligações, induziam os clientes bancários para obter sua senha. A quadrilha dispunha de avançada tecnologia para a obtenção das senhas que eram digitadas no telefone e automaticamente identificadas por aparelhos “bina”. Também eram utilizadas gravações telefônicas que simulavam “jingles” dos bancos.

Apurou-se o envolvimento de servidores públicos dos Correios que se encarregavam de desviar correspondências para uso das organizações criminosas. Dois carteiros tiveram suas prisões decretadas. Com o apoio dos Correios, bancos públicos e privados, foi possível delimitar todo o caminho da fraude.

Dados da Febrabam e colhidos com Bancos envolvidos nessas fraudes estimam que a quadrilha foi responsável por um prejuízo de mais de 5 milhões de reais aos bancos. A movimentação era de 150 a 300 cartões por semana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.