Porto Hack Santos reúne debates e tecnologias para o setor portuário | Boqnews

Evento

21 DE JULHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Porto Hack Santos reúne debates e tecnologias para o setor portuário

A previsão é que cerca de 500 pessoas participem presencialmente das atividades, que poderão ser acompanhadas pela internet

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Porto de Santos estará de portas abertas à comunidade da Baixada Santista e região para acolher uma programação recheada de debates, exposições de tecnologias e muitas outras atividades, nos próximos dias 30 e de 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais).

Em paralelo e em adição à 2ª edição da maratona conhecida como Porto Hack Santos, a EXPO “Um Porto para o Futuro” prevê painéis, com a participação de lideranças femininas de todo o País, para discutir empregabilidade nos portos, a relação porto-cidade e inovação tecnológica, entre outros temas.

Além disso, o Porto Huck Santos vai propor soluções tecnológicas comunitárias para os setores portuário e de comércio exterior,

O projeto, organizado pelo Instituto AmiGU, reunirá, pela primeira vez, o debate sobre porto, comércio exterior e inovação.

Tudo com base nos conceitos “inovação”, “inclusão sociodigital” e “equidade de gênero”.

Por isso, a meta é que todas as atividades, abertas e gratuitas, tenham a participação de pelo menos 50% de mulheres.

Segundo Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, entidade promotora do evento, “A ideia é aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do País e agitar a região em torno da transformação digital. Será um fim de semana diferente. Um olhar para o futuro”.

Painéis

Portanto, a programação intensa da EXPO terá seis debates inéditos de autoridades, executivos e trabalhadores locais.

Assim, os painéis serão compostos preferencialmente por mulheres, com atuação destacada no setor.

Casos da diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi; a diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; a coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA/MINFRA, Fernanda Machado.

E ainda: a VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, Carolina Marchioli; a fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi.

Também: a gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui, Gabriela Heckler; a gerente de marketplace do Magazine Luiza, Flávia Marcon; e a CIO da Cisa Trading, Beatriz Rinn.

Assim, a abertura acontecerá no sábado (30/7), às 13h30, com uma palestra da CEO do Juicyhub, Ludmilla Rossi, sobre “Conectividade Exponencial”.

Assim, ela abordará como a inovação social pode acolher mulheres na nova economia em torno dos desafios diários (oportunidades, violência e preconceito).

Em seguida, às 15h15, a roda de conversas “#PortoHackDelas” contará a trajetória de mulheres protagonistas nos portos com foco em uma agenda de inclusão na gestão, operação e tecnologia no setor portuário.

Às 17 horas, o painel “Um Porto para todos” encerrará o programa do dia.

Assim, na pauta, a discussão da importância da aproximação das cidades com os portos uma vez que eles movimentam 90% de todas as mercadorias importadas e exportadas pelo Brasil.

Empregabilidade

No domingo (31/7), a programação começa mais cedo, às 10 horas, com o painel “Empregabilidade” para tratar dos caminhos e estratégias para conquistar um espaço no mercado de trabalho.

O tema é oportuno, pois os terminais e recintos alfandegados do Porto de Santos são responsáveis pela contratação de parte da população e mantêm comunicação direta com a comunidade, por meio de ações sociais, de capacitação, de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Logo após, às 11h45, a mesa redonda “Transformação digital” elencará as oportunidades e os riscos da transformação digital para a sociedade e trará uma perspectiva sobre o futuro da digitalização das atividades.

O último painel, às 14h30, sobre “Inclusão sociodigital”, vai analisar a participação das empresas e instituições nessa área.

Além disso, apresentar as propostas das duas oficinas de inclusão sociodigital para os jovens de baixa renda da comunidade introduzindo-os no mercado portuário e no campo da tecnologia.

Além disso, as empresas de tecnologia apoiadoras do evento farão exposições para a comunidade sobre tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, 5G, robótica avançada, blockchain, Internet das Coisas e poder computacional.

Dessa forma, o objetivo é conectar a sociedade aos portos e à tecnologia.

Assim, tudo vai acontecer ao mesmo tempo em que 50 competidores, divididos em dez times, estarão no Porto Hack Santos.

Dessa forma, eles enfrentarão dois desafios definidos pela comunidade portuária.

Atividades

Assim, a previsão é que cerca de 500 pessoas participem presencialmente das atividades ao longo desse final de semana, as quais também poderão ser acompanhadas pela internet.

“Toda a comunidade de portos, logística e comércio exterior, especialmente as mulheres, além dos moradores da Baixada Santista, serão muito bem-vindos a essa grande festa de inovação”, convida Marco Riveiros, CEO e fundador do Instituto AmiGU, responsável pela organização do projeto.

Ele participou do Jornal Enfoque de segunda (8), onde falou da atividades.

Confira o programa

Assim, o site www.umportoparaofuturo.org.br traz a programação completa.

As inscrições estão disponíveis em: https://www.eventbrite.com/cc/expo-um-porto-para-o-futuro-561919?utm-campaign=social&utm-content=attendeeshare&utm-medium=discovery&utm-term=odclsxcollection&utm-source=cp&aff=odclsxcollection.

 

Serviço:

2ª edição do Porto Hack Santos

Evento híbrido

Data: 30 e 31 de julho de 2022

Local: Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos

Mais informações e programação: https://www.portohacksantos.com.br/ e https://www.umportoparaofuturo.org.br/.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.