Projeto em Santos ajuda vítimas de violência a alcançar independência | Boqnews
Foto: Divulgação

Mês da Mulher

06 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto em Santos ajuda vítimas de violência a alcançar independência

O projeto oferece cursos de qualificação profissional e atendimento integral a famílias

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Devolvendo independência a mulheres que passaram por diversos tipos de violência ao longo da vida, o projeto Mulheres Solidárias Metropolitanas (MSM) completa 8 anos de atuação na próxima quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Portanto, além de orientação jurídica, terapêutica e social, o programa ainda oferece qualificação profissional e suporte pedagógico a famílias, tudo gratuitamente.

“Nosso objetivo é pegar essa mulher vitimizada, qualificá-la e dar independência financeira para que ela se liberte do parceiro que fez tanto mal à vida dela. E permitir que seus filhos cresçam saudáveis e com a parte emocional tranquila”, afirmou a presidente da instituição que fica na Areia Branca, na Zona Noroeste de Santos, Fabiana Mota.

Desse modo, atendendo 150 mulheres vítimas de violência por mês e cerca de duas mil famílias por ano, a iniciativa oferece 12 programas sob os pilares Pedagogia, Jurídico, Saúde, Empreendedorismo e Social. A ideia é que a mulher e sua família tenham assistência integral durante a transição para uma nova – e melhor – fase da vida.

“Ano passado, uma moça da área dos Morros conseguiu se libertar desse ciclo de violência, junto dos seus três filhos. Fez o nosso curso e hoje está trabalhando por conta própria. Ela abriu o próprio negócio após dois anos com a gente”, afirmou a presidente.

O MSM possui núcleos em cinco cidades da Baixada Santista:

Sendo elas: Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, e Guarujá, somando mais de 60 voluntários.

Portanto, os gastos com o programa também são custeados por doações de pessoas físicas ou jurídicas.

Com isso, que contribuem com valores em dinheiro e itens necessários para as ações.

Dessa forma, em dezembro do ano passado, inclusive, o projeto ganhou incentivo no valor de R$ 6 mil do Grupo Tribuna, ao vencer o Prêmio Comunidade em Ação, promovido pela empresa com o objetivo de valorizar ações voluntárias em benefício de causas sociais na Baixada Santista.

“Foi um reconhecimento ao nosso trabalho de amor, acolhimento e solidariedade, que abre portas, dá voz a essas mulheres e libertou mais de 200 vítimas no ano passado. No dia 8 de março, eu digo que a nossa luta continua, porque ela está longe de acabar, mas unidas, conseguimos amenizá-la”, declarou a presidente do MSM.

O projeto Mulheres Solidárias Metropolitanas atende a pessoas a partir dos cinco anos de idade e, principalmente, mulheres vítimas de violência, seja física, patrimonial, sexual, psicológica ou moral.

Sendo assim, ao se inscrever, a vítima passa por triagem com assistente social e, se aprovada para ingressar no projeto, recebe atendimento psicológico, seguido pela busca dos direitos da usuária perante a Justiça.

No programa, tanto a mulher quanto sua família, sejam filhos ou pais idosos, são acolhidos.

A mulher realiza cursos de qualificação profissional, enquanto as crianças participam de atividades pedagógicas e, os idosos, ações exclusivas para a terceira idade.

Também há programa para futuras mães, para preparar as gestantes para a maternidade.

No qual ganham enxoval e produtos de higiene, além de haver entrega de cestas básicas para famílias em situação de insegurança alimentar.

Entre os cursos presenciais, as inscritas podem estudar.

Manicure

Pedicure

Depilação

Alongamento de unhas

Trancista

Recepção e Gestão Humana

Desse modo, que as preparam para o primeiro emprego.

On-line

Além disso, são mais de 100 opções nas áreas de Administração, Logística, Saúde e Informática. As capacitações têm duração média de 20 horas e todas contam com certificado.

“E dali por diante, damos oportunidade para a mulher voltar à sociedade de cabeça erguida. Ganhando o próprio dinheiro, ela se vê livre da dependência financeira do parceiro abusivo”, explica Fabiana.

As inscrições para o Mulheres Solidárias Metropolitanas abrem todo ano, no mês de janeiro, quando atende às terças, das 14h às 19h, sempre com agendamento.

Para se cadastrar, é preciso comparecer à sede do projeto, situada na Sociedade de Melhoramentos da Areia Branca (Rua Tomoichi Kobuchi, 264).

Desse modo, portando RG, CPF e comprovante de residência, além dos mesmos documentos dos membros da família. No caso de crianças, também é necessário apresentar carteira de vacinação e histórico escolar.

Dúvidas podem ser esclarecidas on-line, todos os dias, das 10h às 18h, pelo Whatsapp (13) 98810-4124, Instagram ou Facebook.

É possível ajudar o projeto Mulheres Solidárias Metropolitanas doando qualquer valor por meio do Pix (13) 98129-1950 (celular).

Assim como, por transferência bancária para a conta 16679582-8, agência 0001, instituição 380 – PicPay Serviços S.A.

Desse modo, para doar itens, é preciso entrar em contato com o projeto pelos canais de comunicação citados acima.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.