Um experiente vereador fez uma observação interessante durante a coletiva realizada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o presidente da Câmara, Adilson Jr (PRB), na última segunda (18), quando foi anunciada no Paço Municipal a antecipação dos recursos devolvidos pelo Legislativo ao Executivo já a partir deste mês, algo que só ocorria no final do ano.
Onde fica o banco? II
A primeira parte a ser devolvida está calculada em R$ 7 milhões, de um total de R$ 23 milhões previstos. Apesar das negativas da Administração, o valor vai cair ‘como uma luva’ para ajudar no pagamento de contas, especialmente honrar com o funcionalismo, que passa a ter direito ao abono de 5,35% a partir de outubro.
Onde fica o banco? III
Para o experiente edil, quem está pedindo os recursos de volta é o Executivo e não o Legislativo. Assim, caberia ao prefeito comparecer à Câmara e não o oposto – com a sala de situação da Prefeitura lotada de vereadores. Pela analogia, o que ocorreu seria o mesmo que um banco fosse à casa do cliente para dar-lhe o dinheiro e não o inverso.
Ausências notadas
Foram notadas as ausências de dois vereadores da base: Benedito Furtado (PSB) e Kenny Mendes (PSDB), primeiro secretário da Câmara. Furtado participou da reunião prévia e fechada antes da coletiva de imprensa. Apesar de questionar que a Prefeitura não tem feito a lição de casa com os gastos públicos, ele reconhece que a Câmara terá que devolver o dinheiro. A legislação impede que a sobra do orçamento fique com o Legislativo ao final de cada ano.
Propenso I
Vereador mais votado na história de Santos, com 24.765 votos obtidos na eleição passada, Kenny está cada vez mais propenso a sair do ninho tucano, onde concorreu em 2016, fato que ajudou a ‘engordar’ a bancada da dobradinha PSDB-PMDB (com nove eleitos).
Propenso II
Para tanto, aguarda as definições sobre a reforma política em discussão em Brasília para decidir qual caminho seguirá: se permanece no PSDB, vai para o PP – partido que era para ter concorrido no ano passado – ou o Novo. Decisão ocorrerá até 6 de outubro, prazo final para quem tem pretensões para concorrer. No caso, à Assembleia Legislativa.
Torcendo a favor
Se Kenny eventualmente for eleito ao cargo, o vereador Boquinha (que hoje ocupa a função em razão da ida de Sadao Nakai à secretaria de Esportes) passa a ser o beneficiário da vaga. Assim, Carabina, segundo suplente e substituindo Cacá Teixeira, (hoje secretário de Gestão) passa a ser o primeiro da coligação, seguido por Jorge Fernandes, secretário de Relações Institucionais da Secretaria de Cidadania.
Ato falho
A despeito da geração de receita e empregos neste tipo de evento e contando com a presença de secretários e adjuntos municipais e estaduais de turismo, nenhum representante da área de turismo das cidades da Costa da Mata Atlântica/Baixada Santista compareceu à coletiva do 3º Feirão Flytour, que ocorre no Mendes Convention. O vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, foi a exceção.
Dar vez e voz aos idosos
Integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal, o deputado João Paulo Papa (PSDB) está propondo ao Condesb a inclusão desse público na Câmara Temática dos Direitos Humanos, a ser constituída pela Agência Metropolitana (Agem). As câmaras de Cidadania serão transformadas em grupos de trabalho e unificadas na Câmara dos Direitos Humanos, justificando a inclusão do segmento dos idosos.
Quem responde?
Será..
que os municípios da região terão recursos para pagar em dia os salários dos servidores e aposentados até o final do ano?
Deixe um comentário