Como escolher a categoria de automóvel perfeita | Boqnews

Mundo motor

28 DE MAIO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Como escolher a categoria de automóvel perfeita

Picapes ou caminhonetes? Carros compactos ou SUVs? São algumas dúvidas que muitos consumidores enfrentam na hora de escolher um automóvel. Confira algumas dicas importantes.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Adquirir um veículo automotor não é uma tarefa fácil.

É tanta a diversidade de termos, especificações, categorias, designs e marcas no mercado que o consumidor se encontra sempre perdido na escolha do modelo ideal para as suas necessidades.

A compra de um veículo muitas vezes é um processo longo, nunca se deve correr com o processo e um dos primeiros pontos a se considerar é o custo benefício do veículo.

O quanto pode-se pagar por um veículo, seja à vista ou financiado, e também a possibilidade de manter o veículo em ordem, pagar todas as taxas governamentais associadas a ele, combustível e peças.

Dependendo da categoria, modelo e marca esses valores podem variar de forma grosseira.

Outro fator importante é, além das cargas tributárias obrigatórias, o valor do seguro do carro.

O valor do seguro é formado a partir de duas variáveis, o perfil do motorista e o modelo do carro.

Por isso o comprador deve sempre considerar esse valor na balança, que é influenciado diretamente pelo índice de furto e roubo, custo de reparos, menor estabilidade e segurança do modelo que será avaliado pela seguradora.

A idade do motorista e tempo de carteira também afetam diretamente esse valor, podendo aumentar com a idade avançada ou o curto período de carteira do motorista.

Categorias

Após pensar em tudo e calcular os valores disponíveis o consumidor se encontra com uma série de categorias, elas se adaptam a todo tipo de cliente, sejam famílias gigantes, solteiros ou idosos, pessoas que viajam muito ou que permanecem nas cidades.

Mas como são elaboradas essas categorias?

E como escolher a categoria de automóvel perfeita?

As categorias foram criadas para tipificar a grande quantidade de modelos disponíveis no mercado.

Os fatores que contribuem no processo de catalogação dos veículos são: combinações variadas de estilo de carroceria, motorização, número de portas, capacidade de carga entre outros detalhes.

A forma mais fácil de perceber a diferença entre elas tende a ser a carroceria do veículo, já que a aparência de um modelo mostra de maneira mais evidente a categoria a qual ele pertence.

 

Carros Compactos

Os carros compactos, ou Hatch, são facilmente percebidos somente os comparando aos Sedãs.

O carro compacto possui dois volumes curvatura entre o capô, cabine e porta malas enquanto os sedans possuem três, pois é cortado para separar a cabine do porta malas que se estende.

Os carros compactos possuem dimensões menores, o que ajuda muito na hora de efetuar manobras complexas como as balizas e são o mais recomendado para os iniciantes.

Por serem mais leves que os outros também consomem menos, e costumam ser muito eficientes no perímetro urbano, onde mesmo com um motor 1.0 o compacto apresenta uma economia superior às outras categorias.

A tração nessa categoria costuma ser dianteira, salvo alguns casos raros como o Fusca de tração traseira e alguns modelos esportivos como o BMW 135i.

Sua principal desvantagem é o conforto para viagens longas e o bagageiro pequeno, mas isso vem mudando muito nos últimos anos com o avanço tecnológico, carros como o V40 da Volvo apresentam mesmo no formato compacto muito conforto.

 

V40 da Volvo, compacto com muito mais conforto. Foto: Divulgação

 

Sedãs

Os Sedãs, como apontamos acima, são carros com a carroceria em 3 volumes.

Com demarcação clara entre o capô, cabine e porta malas.

Geralmente um modelo sedã é o mais indicado para realizar viagens, pois possui mais espaço interno e bagageiro.

Ele atende bem casais com filhos, mas é preciso atenção com as versões equipadas com motores 1.0, geralmente pela carroceria extra a categoria tende a ser mais pesada, principalmente em subidas íngremes e ultrapassagens, e o formato do carro muda completamente sua estabilidade em relação aos carros compactos.

A tração costuma ser dianteira nos modelos mais baratos e traseira nos mais caros (tradicionalmente BMWs) , ou integral no caso dos Audis.

Mas sua grande diferença vem da exigência de uma maior atenção na hora de estacionar e realizar manobras e também na oferta de motores mais potentes que os compactos.

 

Peruas

As peruas são uma categoria um pouco maior e mais pesada, podendo se dizer que são as versões alongadas de alguns Sedãs, boas para quando se possui crianças pequenas e existe a necessidade de carregar muita bagagem.

O destaque seria na hora do acesso ao bagageiro, que costuma ser facilitado.

 

Minivans

Assim como as peruas são ainda maiores e pesados, as minivans ganham pela sua capacidade de levar até 7 passageiros, mas também como as peruas, pelo tamanho elevado, necessitam de muita habilidade do condutor na hora do manuseio do veículo.

 

SUV Volvo XC60

SUV (utilitário esportivos)

Dessa forma, os SUVs são a adaptação urbana de um utilitário, carros grandes e robustos.

Costumam ser carros altos e que trazem muito conforto ao motorista e sua família.

Aliando segurança a bordo com um enorme espaço interno para ocupantes e bagagem.

O SUV tem recebido muita atenção nos últimos anos sendo coroado como o carro do momento pelos brasileiros, pois possuem um conforto acima dos sedãs com muito mais segurança e espaço.

Assim, as montadoras tem focado esforços nelas com designs arrojados e atraentes, atraindo um público alvo amplo.

Porém, as SUVs costumam gastar bastante combustível, e pelo tamanho ser quase o de uma picape são difíceis de manobrar, dando insegurança para passar por locais apertados e ultrapassagens, principalmente nos motoristas inexperientes.

 

Picapes ou Caminhonetes

As picapes são perfeitas para o transporte de carga, possuindo opções de cabine dupla, que permite levar mais de um passageiro.

Também ajudam muito no trânsito em fazendas e locais não asfaltados no geral, com uma suspensão reforçada.

Além da suspensão enrijecida, o modelo é ainda maior que as SUVs, sendo recomendado somente a motoristas mais experientes e acostumados com a manobra em espaços apertados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.