Consultoria ajuda jovens da Baixada Santista a estudar em universidades dos EUA | Boqnews
CaliCultural Foto: Divulgação

Educação

21 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Consultoria ajuda jovens da Baixada Santista a estudar em universidades dos EUA

Estudantes geralmente são aprovados em por volta de 10 universidades graças à consultoria que busca bolsas e organiza burocracias de candidaturas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O sonho de estudar em universidades de prestígio nos Estados Unidos tem se tornado uma realidade cada vez mais próxima para os jovens da Baixada Santista. Com a consolidação da educação bilíngue nas escolas, o foco dos estudantes mudou: o objetivo não é mais apenas aprender o inglês viajando. Mas sim conquistar um diploma internacional. Assim, esse movimento tem impulsionado o setor de consultoria educacional na região, que agora oferece caminhos para aprovações com custos muitas vezes inferiores aos de faculdades particulares em São Paulo.

De acordo com Daniel Lara, sócio da CaliCultural – agência santista com 15 anos de mercado –,  o perfil do jovem brasileiro que busca uma viagem acadêmica mudou muito nos últimos anos. “O sonho atual é a formação universitária. Realizamos um processo de consultoria onde o aluno é preparado para aplicações em diversas instituições. O resultado é que muitos estudantes de Santos estão sendo aprovados em até cinco universidades diferentes, com bolsas que tornam o investimento viável para famílias de classe média alta”, explica.

Dessa maneira, os estudantes geralmente são aprovados em por volta de 10 universidades. Aliás, há alguns anos, o volume de jovens que tinham esse objetivo na região era bem menor. Já que o serviço de consultoria específica para bolsas de estudos em universidades nos EUA era inexistente na Baixada.

Aprovação em universidades nos EUA

O processo de aprovação feito pela CaliCultural é uma consultoria estratégica que custa USD 500 (cerca de R$ 2,7 mil), valor que cobre desde a conversão do histórico escolar brasileiro para o modelo americano até a preparação para testes. Assim, como o de proficiência e o SAT (Scholastic Aptitude Test), utilizado para admissão em universidades nos Estados Unidos, muito semelhante ao Enem no Brasil.

O serviço funciona como um atalho burocrático e financeiro: ao atuar com grupos educacionais internacionais, a agência garante aos estudantes santistas a isenção de taxas de inscrição e o acesso a bolsas de estudo exclusivas. Dessa maneira, tornando a vida acadêmica em universidades nos EUA possível.

História de sucesso

Esse foi o caso de Mafê Pacheco, de 18 anos. Em julho de 2024, ela iniciou o processo de aplicação nas universidades americanas. Em novembro do mesmo ano, as candidaturas foram feitas. Agora, em janeiro, ela já recebeu duas aprovações – e está com a expectativa positiva de receber mais dez respostas de universidades americanas.

“Fui aprovada nos cursos de Business (negócios) na Universidade Internacional da Flórida e na Universidade de Illinois, Chicago”, conta a estudante.

Vicente Cascione, 18 anos, iniciou o processo em agosto de 2024 e já recebeu as primeiras aprovações entre novembro e dezembro – nos cursos de Marketing na Universidade Internacional da Flórida e na Universidade da Flórida Central. “É vantajoso estudar nos EUA pela experiência de vida, currículo, independência e qualidade superior de infraestrutura e ensino que a faculdade americana proporciona”, diz ele sobre o sonho de estudar fora.

Segurança para os pais

Em um mercado cada vez mais digital e informal, a CaliCultural aposta no caminho inverso para transmitir credibilidade: a presença física. Localizada em uma loja de rua em Santos. Portanto, a agência se tornou um ponto de confiança para os pais.

“Sabemos que o público santista valoriza o contato olho no olho. Ter um espaço físico gera uma conexão que o digital não substitui, especialmente quando o assunto é o futuro dos filhos”, diz Daniel. Além da sede, a agência utiliza a tecnologia de forma estratégica para se conectar às famílias. Durante as viagens em grupo, como o CaliBreak (vivência na Universidade de San Diego), é mantido um acompanhamento 24h via WhatsApp.

“A mãe santista é muito protetora e quer participar de cada passo. Enviamos fotos e vídeos desde o check-in em Guarulhos, passando pela a aterrissagem e as atividades no campus. Essa transparência cria uma enorme confiança”, conta o empresário.

 

Sobre a CaliCultural

Fundada há 15 anos pelos empreendedores Daniel Lara e Gabriel Grisa, que se conheceram quando foram estudantes na Califórnia, a CaliCultural nasceu para oferecer o suporte que os sócios não tiveram como imigrantes. Hoje, é uma das principais operadoras de intercâmbio da Baixada Santista, especializada em programas para adolescentes (High School e Summer Camps) e graduação no exterior.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.