Por trás do Cartão Postal propõe reflexão sobre os contrastes sociais de Santos | Boqnews

Documentário

19 DE SETEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Por trás do Cartão Postal propõe reflexão sobre os contrastes sociais de Santos

Documentário foi lançado no dia 15 de setembro pela produtora independente Anthropos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cidade de Santos tem o 6º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Ela é conhecida pela praia e seu extenso jardim, considerado o maior jardim frontal de orla de praia do mundo. Mas, por trás das belas paisagens, a realidade é diferente.

Assim é a descrição do documentário Por Trás do Cartão Postal, realizado pela produtora Anthropos-Filmes, lançado na última quinta-feira (15 de setembro). Segundo o diretor Junior Castro, a expectativa é propor uma reflexão para as pessoas que moram na Baixada Santista e para o Estado, principalmente neste período eleitoral.

“Em ano de eleições, as pessoas estão mais propensas para discutir política e debater questões importantes. Por isso optamos em soltar o documentário neste período que antecede as eleições”, comenta Junior, que faz questão de ressaltar que a produtora não tem vínculos partidários e que o vídeo não pode ser utilizado neste intuito. “Queremos mostrar a realidade para quem mora aqui e não conhece e também para que é de fora. Mostrar que Santos não é só praia, só canais…”, conta.

Dique Vila Gilda,em Santos

Foto do ensaio fotográfico do documentário do Dique Vila Gilda, em Santos

Ao longo do documentário são cinco entrevistados, que representam regiões esquecidas da Cidade, mais afastadas da praia: Ronaldo Pereira, que mora na Alemoa; Samara Faustino, do Paquetá; Leandro Valença, da Vila Gilda; Jorge Negreen, da Vila Progresso e Fabíola Melo, da Vila Sapo. Com início das gravações em outubro de 2015, o projeto teve uma pausa de janeiro a abril deste ano, recomeçando as gravações e posteriormente a edição em maio deste ano.

 

De São Paulo, Junior Castro conta que desde pequeno vem para região. O vínculo ficou maior há três anos quando optou por morar em São Vicente. “Sou ativista no hip hop. O que me influenciou a trabalhar nesta temática foi a cultura hip hop, que me trouxe este olhar de indignação social. E como sou formando em jornalismo, o meio que tenho em expressar esta indignação é por documentário. Poderia ser em texto, foto, mas a minha ferramenta é o video”, explica.

Santos é uma grande favela, só que escondida pelo jardim da praia. É favela por todos os lados, mas niguém vê“, diz Ronaldo Pereira durante uma de suas falas no documentário.

E o vídeo é finalizado com Samara Faustino, que fala, com lágrimas nos olhos: “Esta briga política quem acaba sofrendo é a gente. Todo mundo sofre que tá no gueto. O gueto sempre sofre mais. É uma escravidão modernizada. A escravidão não acabou. Na minha opinião… Só está modernizada. Está mais alinhada. Está no século 21. Não está nada solucionada. Ainda estamos reivindicando o que nossos ancestrais reividicavam“.

Sobre a produtora

Atrás do Cartão Postal é o segundo documentário da produtora independente. O primeiro foi o ‘Mudar sem se Mudar’, que conta a históra da Associação dos Cortiços do Centro, desde o início até as conquistas sociais dos prédios e a padaria comunitária.

Anthropos – cujo significado é “ser humano” – é formada por Junior Castro, o diretor do documentário, e Gabriel Gomes, que assina como diretor de Fotografia. Como o próprio nome sugere, atuam na produção de vídeos em todos os segmentos que envolvem a atividade humana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.