Feijoada, o sabor brasileiro | Boqnews

ETC

20 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Feijoada, o sabor brasileiro

A feijoada é certamente a receita mais tradicional brasileira. É por causa dela que milhares de estrangeiros se encantam com a culinária do País. Certamente você já comeu uma, pois seu sabor é inconfundível, mas será que sabe prepará-la de forma que ela fique ainda mais gostosa? O chefe de cozinha do Balneário Hotel, Sandro […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A feijoada é certamente a receita mais tradicional brasileira. É por causa dela que milhares de estrangeiros se encantam com a culinária do País. Certamente você já comeu uma, pois seu sabor é inconfundível, mas será que sabe prepará-la de forma que ela fique ainda mais gostosa?


O chefe de cozinha do Balneário Hotel, Sandro Bianchini, explica que o primeiro passo para fazer uma boa feijoada é ter dedicação.  Na escolha dos alimentos, Bianchini salienta a importância dos ingredientes frescos. “Os alimentos congelados ou salgados não proporcionam menos sabor. Feijoada boa é aquela que em que todas as carnes são usadas. Utilizo todas as peças do porco, como pés, orelhas, focinho e rabo. Se bem limpos e bem temperados, eles ficam com um sabor bastante agradável”, salienta o profissional, com 13 anos de profissão.


Ele dá uma dica importante: marinar os alimentos. “Basicamente é deixar as carnes de um dia para o outro misturada com o tempero, para que ele se fixe nas carnes. Depois, cozinhe todas juntas e divide nas porções. Assim é possível aliar o sabor das carnes com o tempero”, afirma Bianchini.


Feijoada Light
O que fazer quando um pessoa quer comer uma feijoada, mas está de regime, ou precisa controlar o consumo de carnes gordurosas? Resposta: Feijoada Light. O prato consiste em utilizar apenas dois tipos de carne, o lombo e a carne seca, mas os temperos são os mesmos. “O valor nutricional é mais rico, uma vez que são diminuídas as gorduras das outras carnes, e o sabor se mantém quase o mesmo. Para mim, é a feijoada ideal”, afirma a nutricionista Fernanda Oliveira.


História
A feijoada foi criada a partir dos hábitos de  alimentação dos escravos no século 19. De acordo com o estudo História da Alimentação no Brasil, do pesquisador Luís da Câmara Cascudo, a base da alimentação dos escravos negros era o feijão, acrescido de peças do porco, como pés, papada, orelhas, focinho e rabo. A mistura fez sucesso e ganhou o nome de feijoada.


Contudo, esse tipo de alimentação não era considerado ruim, uma vez que era normal os portugueses misturarem carne de vaca, linguiças, paios, presuntos, toucinhos, lombo de porco, couve, repolho, cenouras, vagens, abóboras e feijão em único cozido. Porém, como outras partes eram mais complexas de serem preparadas, elas eram fornecidas aos escravos.


As receitas de feijoada apresentam variações regionais. No Nordeste é comum o uso do feijão-mulatinho no prato, enquanto a influência carioca impôs no Sudeste e no Sul a prevalência do feijão preto, constituindo a mais tradicional receita conhecida.


Receita da Feijoada Tradicional


Ingredientes
1 kg de feijão-preto
500 g de carne-seca
250 g de lombo de porco salgado
1 língua de porco defumada
1 pé de porco salgado
1 orelha de porco salgada
2 rabos de porco salgados
800 g de carne fresca de peito bovino
1 kg de lombo de porco fresco
2 folhas de louro
250 g de toucinho magro defumado
250 g de costela defumada
2 paios
300 g de linguiça de porco grossa fresca
300 g de linguiça fina fresca
3 dentes de alho espremidos
4 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto


Modo de preparo
Na véspera do preparo, ponha o feijão, escolhido e lavado, de molho numa vasilha com água. As carnes frescas proporcionam mais sabor, mas caso use carne salgada é importante fazer o mesmo procedimento com a carne-seca e o lombo salgado, tendo o cuidado de trocar a água duas vezes. Limpe e lave bem a língua, o pé, a orelha e os rabos de porco. Retire a gordura do peito e do lombo frescos. Cozinhe o feijão em bastante água com o louro e o toucinho.


Depois de uma hora de fervura, ponha as carnes nesta ordem: a língua, a carne-seca cortada em pedaços grandes, o pé, os rabos, a orelha, a costela, o lombo salgado, a carne de peito e o lombo fresco.


Por último, os paios e as linguiças cortadas em pedaços grandes. Junte água quente em quantidade suficiente para manter as carnes cobertas pelo caldo. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície. Deixe no fogo até o feijão ficar macio.


Separadamente, refogue o alho no óleo e tempere o feijão. Ponha sal. Retire duas conchas de feijão e amasse bem com um garfo. Misture à feijoada e mantenha em fogo baixo até servir.


Dicas
– Para tirar o excesso de sal da feijoada, adicione uma pitada de açúcar.
– Engrosse o caldo da feijoada acrescentando uma colher de sopa de maisena diluída em um copo de água morna.
– Para a feijoada ficar mais leve, acrescente um copo de caldo de laranja, quando ela já estiver pronta.
– Para tirar a gordura excessiva da feijoada, adicione, durante a fervura, um limão-galego inteiro e com casca, cortado em cruz. Antes de servir a feijoada, retire o limão.
– Faça uma feijoada rápida, sem deixar as carnes salgadas de molho, usando metade das carnes frescas. Elas absorverão o sal, dando o ponto certo ao tempero.
–  A feijoada pode ser congelada em potes de plástico com tampa por até 30 dias


Farofa


Ingredientes
1/2 kg de linguiça calabresa (bem picadinha)
1/2 kg de bacon (bem picadinho)
1 kg de farinha de mandioca grossa
Óleo
Sal (a gosto)
Coloral (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Coentro (a gosto e bem picado)
Cebola (bem picada)


Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o bacon, a linguiça, a cebola para fritar, adicione óleo que cubra todos os ingredientes e deixe fritar bem.


Depois de tudo frito, coloque o coloral, a pimenta do reino, deixe um pouquinho mais, desligue o fogo e deixe esfriar.
Em uma vasilha maior, despeje toda a farinha, assim que estiver frio coloque todo o preparo frito em cima da farinha. Vá misturando. Adicione sal até ver o ponto desejado, misture bem, acrescente o coentro picadinho e misture. Por fim, é só colocar em vasilhas com tampa e se servir.


Dica
Se for congelar a farofa, não coloque os ovos cozidos antes de levá-lo ao freezer, pois os ovos perdem a textura e sabor, parecendo borracha. Deixe para colocá-los na hora de servir, quando aquecer.


Couve Mineira


Ingredientes
1 maço de couve manteiga
2 colheres de óléo ou 1 colher de azeite
1 pitada de tempero baiano
1 pitada de orégano
1/2 sazón verde
2 pitadas de sal


Modo de Preparo
Lave bem a couve e corte e fatias bem finas. Em uma panela coloque o óleo, deixe esquentar levemente e coloque a couve. Coloque os temperos e mexa vagarosamente para que a couve absorva o sabor dos temperos. Abaixe o fogo, mexendo às vezes até que o cozimento fique a seu gosto, mais durinha ou bem cozida. Sirva com um bom feijão preto e um arroz branco e fresquinho


Dica
Procure não usar alho para que não amargue.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.