Guia para iniciantes no universo cervejeiro | Boqnews

Cerveja

01 DE NOVEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Guia para iniciantes no universo cervejeiro

Descubra aqui o que você precisa saber antes de adentrar neste universo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Você é um amante de cervejas mas ainda não sabe muito sobre elas? Descubra aqui o que você precisa saber antes de adentrar no universo cervejeiro.

Um pouco mais sobre a cerveja

rveja é uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento. Elas eram alternativas na antiguidade quando eram frequentes as dificuldades para o consumo de água potável. Além disso, o álcool da composição era uma forma de conservar o líquido.

cerveja

A composição da cerveja

Os principais ingredientes que compõem a cerveja são água, cevada, lúpulo e levedura.

A cevada em seu estado natural não é suficiente para a produção da cerveja. É necessário que ela seja maltada; tal processo permite que germine desse grão o que é conhecido como malte verde. Alguns fabricantes de cerveja compram a cevada maltada para a produção da cerveja.

Já o lúpulo emite um óleo que dá sabor e amargor à bebida, além de proteger contra a formação de bactérias na composição da cerveja. Existem diferentes espécies de lúpulo e cada uma delas pode trazer uma variação de aromas e sabores para os tipos de cervejas.

A levedura é um micro-organismo responsável pela fermentação. Existem dois tipos diferentes de levedura, Ale e Larger, que também ajudam na composição de sabores para a cerveja.

Classificação da cerveja

Existem diferentes formas de classificar a cerveja, mas a principal é por meio do tipo de fermentação. Dessa forma, as mais comuns são Ale e Larger.

A Ale é frequentemente mais amarga, encorpada e com sabor e aroma acentuados, uma vez que possui fermentação alta, ou seja, a levedura fica concentrada na superfície da substância no processo de fermentação.

Já a Larger é mais leve e conta com aroma e sabor suavizados, devido à baixa fermentação – a levedura fica em baixo. A mais comum é a Pilsen, que é a mais consumida no Brasil.

É importante dizer que esses diferentes processos de preparo da cerveja não interferem na sua qualidade.

Cerveja artesanal

Esse tipo de cerveja é feito com ingredientes naturais e produzido artesanalmente, ou seja, não é produzido de forma industrializada. Dessa forma, esse tipo de bebida é considerado mais saudável que as cervejas industrializadas, já que possui menos conservantes e é produzido naturalmente.

Veja três dicas essenciais para aprimorar-se no universo cervejeiro:

  1. Não escolha o produto pelo preço: nem sempre a cerveja mais cara será a melhor cerveja. Frequentemente, as cervejas artesanais são mais caras que as industriais, e o motivo disso é que são produzidas em menor quantidade.
  2. Vá além do rótulo: não considere muito o rótulo ou o design das embalagens como verificação de qualidade. Pesquise mais sobre a cerveja que pretende consumir. Geralmente, sites especializados no ramo apresentam informações detalhadas sobre as bebidas.
  3. Escolha o acompanhamento ideal para cada tipo de cerveja: alguns tipos de cerveja combinam muito melhor com alimentos leves, como carne branca e saladas. Já outros, combinam melhor com carne bovina. Aprecie da melhor forma a sua cerveja e escolha os alimentos que combinem com ela.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.