Nesta segunda-feira (19), as fortes chuvas causaram alagamentos e transtornos em alguns pontos das cidades da Baixada Santista.
Além disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta indicando chuvas persistentes nesta segunda.
Santos
Segundo a prefeitura de Santos, a Defesa Civil de Santos informa que choveu nesta segunda-feira (19), até 16h, 37 milímetros.
Nas últimas 72 horas, o índice pluviométrico foi de 42,8 mm e os Morros estão em estado de Observação, sem registro de ocorrências.
Às 16h30, a maré na estação da Praticagem chegou a 1,70 metro e 1,92 metro no interior do emissário.
Na Praticagem já tendência de elevação nas próximas horas, chegando a 1,82 metro. Há previsão de maré elevada na madrugada no interior do estuário, podendo chegar a 2,20 metro, às 04h.
No trânsito, consta alagamentos nas seguintes vias:
– Avenida Martins Fontes, sentido São Paulo, oposto à Rua Pio XII (faixa esquerda para circulação);
– Avenida Nossa Senhora de Fatima, em ambos os sentidos, antes e após a Rua Ana Santos (transitável apenas para veículos grandes).
Há sinalização de orientação posicionada nos seguintes locais:
* Viaduto Paulo Gomes Barbosa;
* Praça Júlio Dantas;
* Posto ativado na Avenida Nossa Senhora de Fatima com a Rua Julia Ferreira de Carvalho.
Rotas alternativas:
– Sentido Zona Noroeste – Jardim Piratinininga, acessar a Zona Noroeste pela Ponte Mariangela Duarte;
* Sentido Centro: Rua Julia Ferreira de Carvalho, Ponte Marcus de Rosis, Expressa Anchieta;
* Sentido Praia: Avenida Rosário Baptista Conte;
* Bloqueio implantado na Praça Washington x Rua Guilherme Álvaro, no José Menino. Rota alternativa: Rua Gaspar Ricardo/R. Santa Catarina e praia.
A CET-Santos está atualizando o mapa Waze para reforçar a orientação aos motoristas.
Travessia de Balsa paralisada devido a ventos fortes
De acordo com a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) houve quatro ocorrências:
– Avenida Antonio Manoel de Carvalho próximo à R. Professor Clotilde Paul;
– Rua Aureliano Coutinho x R. Delfim Moreira;
– Rua Frei Vital, próximo ao 193;
– Rua Tiro Naval.
Todas as árvores são de pequeno ou médio porte. Sem vítimas. Equipes de urgência urbana estão a caminho para limpeza e remoção.
Recomendações
A Defesa Civil recomenda que todos os munícipes se cadastrem para receber alertas. Para isso, basta enviar SMS com o número do CEP da residência para 40199.
As orientações incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo.
Moradores das áreas de risco a deslizamentos devem ter atenção aos sinais de instabilidade do terreno, como surgimento de trincas e rachaduras na casa, inclinação de postes e muros e água barrenta descendo da encosta nos momentos de chuva forte. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.
São Vicente
A prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informou que, até o momento, o acumulado de chuva foi de aproximadamente 42, 8 mm nas últimas 72h. Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas ou ventanias. O nível vigente é de Atenção.
Há pontos de alagamento transitáveis nos seguintes locais:
– Rua Mascarenhas de Moraes
– Av. Augusto Severo próximo à Rua Indaiatuba
– Av. Martins Fontes próximo Rua Luis Lafraia
– Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta próximo Rua Líbano
– Av. Manoel de Abreu entre Rodovia Imigrantes e Av. João Francisco Bensdorp. (Acesso de quem tem origem São Paulo e acesso para quem destina-se a Praia Grande).
– Av. Mal Deodoro próximo Rua Manoel Paiva (transitável para veículos grande porte).
A Rua Mascarenhas de Moraes é a única via intransitável até às 16h45.
Guarujá
A prefeitura de Guarujá informa que há registro de pontos de alagamentos na Cidade e a Defesa Civil recebeu solicitação sobre duas ocorrências referentes à queda de galhos. A velocidade máxima dos ventos atingiu 42.6 km.
Itanhaém
A prefeitura de Itanhaém, por meio da Defesa Civil, informa que não houve registro de ocorrências, apenas alguns pontos de alagamento nas vias.
Cubatão
A prefeitura de Cubatão, por meio da Defesa Civil, informa que registrou alagamentos pontuais em diferentes regiões do município em decorrência das fortes chuvas, associadas à elevação da maré. As ocorrências mais significativas foram identificadas nos bairros Vila Esperança, Ilha Caraguatá e Vila São José, especialmente nas ruas do conjunto conhecido como casas antigas, como Santa Terezinha, Santo Antônio de Pádua e Avenida Bandeirantes.
De acordo com o órgão, as equipes permanecem em monitoramento constante nas áreas mais suscetíveis, acompanhando a evolução das condições climáticas e o nível das marés. Até o momento, não há registro de vítimas ou desabrigados. Não há registros de desabrigados em decorrências do temporal e nem queda de árvores, tampouco necessidade de interdição de trânsito.
Mongaguá
A prefeitura de Mongaguá informa que até o momento, uma família desabrigada foi acolhida e está sendo encaminhada para o abrigo municipal estruturado no Ginásio de Esportes Arturzão. As equipes da Defesa Civil seguem com chamados em aberto e continuam nas ruas atendendo às ocorrências e monitorando as áreas de risco.
Diversos pontos de alagamento foram identificados em várias regiões da cidade. A Estrada da Fazenda Rondônia permanece interditada devido à queda de uma árvore que atingiu a rede elétrica.
O Gabinete de Crise intersetorial mantém o monitoramento contínuo. Todas as secretarias municipais estão mobilizadas para prestar assistência à população e responder a qualquer agravamento do cenário.
A Secretaria de Assistência Social informa que, neste momento, há necessidade de doações para atendimento aos acolhidos. Estão sendo arrecadadas principalmente toalhas de banho, além de roupas infantis e produtos de higiene pessoal. As doações podem ser entregues diretamente no Ginásio de Esportes Arturzão, localizado na Rua Caraguatatuba, nº 487.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.