Cananéia, uma das cidades mais antigas do Brasil, está localizada no litoral sul de São Paulo e é conhecida por seu patrimônio histórico e belezas naturais. Fundada no início do período colonial, a cidade preserva um encantador centro histórico, com construções coloniais, igrejas antigas e ruas de pedra que contam histórias.
Além disso, sua importância histórica é famosa por suas paisagens naturais exuberantes. A região abriga o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, onde há praias paradisíacas e trilhas que passam por uma rica biodiversidade, com espécies como golfinhos, aves raras e vegetação de Mata Atlântica.
Parque Ilha do Cardoso
Apesar de localizada em pleno litoral de São Paulo, a ilha conseguiu manter-se preservada. Além disso, o acesso a ela não é tão fácil. De carro é preciso seguir pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até Cananéia. A entrada na ilha é feita pelo porto, de onde partem escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades tradicionais. A ilha é composta por seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida, a comunidade do Marujá.
Praia de Foles
A Praia de Foles tem alguns acessos e o mais fácil é pela Praia do Cambriú que fica a cerca de 10 minutos de caminhada. A Praia de Foles possui divisão em dois por um cotão rochoso, de um lado fica Folinhos, e do outro Foles, ambas lindas e com uma vista incrível para o mar aberto e a Ilha do Cambriú.
Desse modo, chegando ao final da praia de Foles, há uma pequena piscina natural, com água cristalina, ideal para se refrescar.
A Praia fica na Ilha do Cardoso e para chegar é preciso pegar um barco no Centro de Cananéia, para ter acesso a ela é necessário contratar um monitor ambiental cadastrado no Parque.
Quilombo do Mandira
A comunidade Quilombola do Mandira está localizada dentro da Reserva Extrativista do Mandira, situada no km 11 da estrada Itapitangui/Ariri, em Cananéia. As famílias de remanescentes quilombolas que vivem no local sobrevivem do manejo de ostras, cultivadas de forma artesanal em viveiros no manguezal.
Além da atividade de manejo de ostras, a comunidade também se beneficia do turismo de base comunitária para desenvolver suas atividades econômicas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.