Uma preciosidade do Litoral Sul paulista | Boqnews
Foto: Divulgação/ PMC

Cananéia

06 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Uma preciosidade do Litoral Sul paulista

Cananéia é muito mais do que um tanto de mar e um punhado de golfinhos

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma cidade histórica localizada no sul do litoral paulista, com grande preservação ambiental, que conta parte da história do Brasil. Cananéia é uma cidade, cheia de fábulas, mistérios e histórias. Além disso, lá passava a linha imaginária do tratado de Tordesilhas que dividia Portugal e Espanha.

Sendo assim, foi tombada pela Unesco como patrimônio natural da humanidade.

O motivo foi dos 4 ecossistemas, como: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica.

Ademais, tem vários sítios arqueológicos os famosos “Sambaquis” que foram deixados por povos antigos, e ali ficam os “restos” de conchas, mexilhões, caranguejos, espinhas de peixes e de animais marinhos e aves acamados pela pré-história.

Dessa forma, a arqueóloga Cristiane Amarante que explicou sobre a história da cidade também recomendou a visita para este município histórico.

“Recomendo a visita a cidade de Cananéia no Litoral Sul de São Paulo. Uma joia preciosa a ser descoberta por suas praias e história. Lá, nasceu um dos primeiros povoamentos do país, em meio a grandes aventuras com episódios de paz e de guerra entre nativos e estrangeiros – sim, essas histórias renderiam filmes e mangás”.

Curiosidade

Inclusive, conta também a história do “Bacharel” Cosme Fernandes, uma personalidade extremamente marcante na nossa história.

Chegou ao Brasil a mando da corte Portuguesa para o degredo, após uma confusão familiar.

Contudo, o País ainda não tinha sido “descoberto” e Cosme seria largado perto de onde a linha de Tordesilhas dividia Espanha de Portugal, isso ocorreu por volta de 1499.

Casou-se com uma índia e Cananéia foi um dos seus refúgios.

Sendo assim, na sua expedição e explorações, ele descobriu que pelo Tratado de Tordesilhas, Cananéia ficaria exatamente no limite fronteiriço entre as terras hipoteticamente portuguesas e espanholas.

Por isso, ficou conhecido por Bacharel de Cananéia sendo um dos primeiros a chegar e “colonizar” a região.

Dessa forma, faz parte de uma história interessante com muitas curiosidades entre indígenas, a chegada de Martim Afonso e a chegada de franceses. Resumindo a explicação de Paulo Eduardo Costa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

Importância da Cidade 

Cristiane Amarante ainda relata a importância dessa cidade para a realização dos estudos. “Em Cananéia iniciaram-se os estudos de Arqueologia Subaquática em nosso país, um marco importante para a ciência – com reconhecimento da UNESCO sobre os achados e outros tantos reconhecimentos internacionais. E lá, moraram os mais antigos habitantes do nosso litoral, os sambaquieiros. Eles escolheram este paraíso há nove mil anos atrás para viver, e ali construíram moradias, pescaram e festejaram. E você? Está esperando o quê para visitar?”

Onde ir

Morro São João Batista e a Trilha do Mirante

No morro tem uma trilha que passa pelo caminho dentro da Mata Atlântica para ir até o mirante e de lá é possível ver o complexo estuarino lagunar, a cidade, as praias e as ilhas.

Além disso, fica nítido a preservação ambiental da região.

Gruta de Nossa Senhora de Fátima e Argolões de Bronze

A gruta fica localizada em um propriedade particular, com uma imagem de Nossa Senhora que veio de Portugal. Já os argolões de bronze que serviam para prender as caravelas da caravana de Martim Afonso, estão localizados no lado sul do Morro São João

Cachoeiras de Cananéia

Cachoeira do Pitu, Cachoeira do Mandira, Cachoeira do Encanto e Cachoeira Rio das Minas. Portanto, é recomendado sempre consultar um guia turístico e tomar cuidado em dia chuvoso, além disso, lembre –se de sempre usar protetor solar e repelente.

Igreja de São João Batista

A Igreja de São João Batista, localizada na praça central, foi edificada em 1577 sendo um ponto de fortaleza contra invasores, pois tinham alguns conflitos entre piratas holandeses e ingleses. Desta forma, abrigava o povo do vilarejo.

Golfinhos

Ademais, a praia do Pererinha é a mais comentada de Cananéia, ela está em uma região bem preservada e cheia de peixes, portanto, os golfinhos ficam ao redor desse braço de mar, em uma forma visível aos banhistas.

Além disso, não deixe de conhecer os outros pontos turísticos, por isso consulte o site da Prefeitura e conhecer as maravilhas gastronômicas da cidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.