O mau desempenho no atendimento aos usuários levou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a suspender, por um trimestre, a comercialização de 31 planos de saúde, pertencentes a nove operadoras.
Sendo assim, os beneficiários desses planos permanecem com suas coberturas, mas não pode haver captação de novos clientes até que a avaliação melhore.
Desse modo, a lista de planos com a comercialização suspensa teve divulgação nesta segunda-feira (19) e pode haver consulta no site da agência.
Na página, também é possível consultar os planos de saúde que já estavam suspensos e ainda não foram liberados.
A agência reguladora tomou como base para a suspensão as mais de 46 mil reclamações registradas pelos clientes no primeiro trimestre de 2023, por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Os planos que tiveram a comercialização suspensa no monitoramento mais recente somam 407 mil usuários.
O bloqueio de novas vendas passa a valer em 23 de junho, próxima sexta-feira. Para que a suspensão seja revista, as empresas precisam melhorar o desempenho na próxima avaliação trimestral.
Após o monitoramento do primeiro trimestre, houve a liberação de 15 planos que estavam com a comercialização suspensa para realizar novos contratos.