Evento serve como oportunidade para discussão de temas importantes às famílias | Boqnews
Foto: Divulgação

Hora do Mamaço

04 DE AGOSTO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Evento serve como oportunidade para discussão de temas importantes às famílias

Diversas atividades gratuitas estão programadas para ocorrer neste sábado no Sesc Santos durante A Hora do Mamaço.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dentro da programação da Agosto Dourado, a amamentação é o foco central, mas não único.

Afinal, a Hora do Mamaço, que ocorre neste sábado (6), serve para ampliar as discussões sobre aleitamento materno, família, mas também a violência obstétrica, tema ainda tabu para muitas mulheres, que desconhecem seus direitos.

O evento contará com ampla programação no Sesc Santos, com entrada franca.

Por sua vez, a expectativa é que a Hora do Mamaço, de volta a forma presencial após dois anos em razão da pandemia, ultrapasse as marcas anteriores, de 150 a 200 participantes.

Portanto, integrantes do evento, a jornalista Amanda Rabelo e a fisioterapeuta e doula Juliana Fernandes participaram do programa Boqnews TV – Entrevista, onde falaram sobre a Hora do Mamaço.

Assim, além da importância da discussão de assuntos importantes que envolvam as mulheres e as famílias visando a troca de experiências.

Por exemplo, o direito ao parto humanizado e maior envolvimento coletivo em um tema tão sensível e importante, como o aleitamento materno.

Ou quebrar tabus, como dúvidas sobre a qualidade do leite materno.

“Não existe leite fraco. O leite é alimento padrão ouro”, salienta Amanda.

Assim, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida, seguido de amamentação continuada, com alimentos complementares adequados por até 2 anos ou mais.

Doulas e fisioterapeutas obstétricas

Apesar dos avanços, nas maternidades da região não há obrigatoriedade da participação de profissionais, como doulas e/ou fisioterapeutas obstétricas, para acompanhamento das gestantes na hora do parto.

“No Piauí, há lei estadual que garante a presença de fisioterapeutas obstétricas em maternidades que realizem acima de 200 partos normais mensais”, salienta Juliana Fernandes.

“Com estes números, todas as maternidades da região poderiam dispor de profissionais”, salienta.

Hoje, a doula que auxilia no atendimento à mãe na hora do parto é contratada pela família.

Portanto, não atua como funcionária do hospital, que permite o acesso desta profissional caso haja aval da mãe.

Dessa forma, durante o programa, elas também abordaram sobre o funcionamento do Banco de Leite (na região, instalado no Hospital Guilherme Álvaro) e o desafio de conciliar trabalho e amamentação, entre outros assuntos.

Confira o programa completo

 

Programação da Hora do Mamaço

No sábado (6), Santos vai ter uma programação extensa no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida) para a 11ª edição da “A Hora do Mamaço”.

A partir das 15h, atividades ocorrerão no foyer do Teatro.

Primeiro, mamães e bebês vão se reunir com a doula Ana Paixão, depois com a fisioterapeuta obstétrica e doula Juliana Fernandes.

Na sequência, com a psicóloga obstétrica, Carol Ferraz, além da enfermeira especialista em aleitamento e referência no assunto, Sandra Abreu.

Depois, haverá ciranda mãe-bebê com Camila Genaro.

Assim, a tradicional foto oficial tirada pelo pessoal do Biografia Foto Estúdio ocorrerá na sequência.

A partir das 16h, no auditório do Sesc, a obstetra Melina Lichti Martins e a pediatra Giulia Abadia Grubman conversam com as mamães.

Na sequência, é hora de aprender a manobra de Heimlich em recém nascidos e bebês até 2 anos, com um bombeiro educador.

Assim, todos as profissionais estarão à disposição para tirar dúvidas em relação à amamentação desde a gestação até a volta ao trabalho.

“Agora nos reencontraremos de forma presencial, para renovar os ânimos e celebrarmos esse mês “dourado”, apoiando a conexão e o vínculo que nos une em um mesmo propósito”, ressalta Sandra Abreu, enfermeira especialista em amamentação da Anjos do Leite e coordenadora da Hora do Mamaço em Santos.

Além disso, as cidades de Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guaruja também terão atividades de conscientização do Agosto Dourado.

Informações pelo telefone (13) 99740-9393

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.