Prejuízos à voz | Boqnews

Vida +

12 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Prejuízos à voz

Com a queda das temperaturas e a exposição a climas mais gelados, problemas na garganta são frequentes. A rouquidão, a sensação de garganta arranhada, sensibilizada ou garganta fechada gera, além do desconforto, outros sintomas característicos de baixa imunidade. “O inverno predispõe a fatores como grandes variações de temperatura, queda de umidade, aumento de poluição e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a queda das temperaturas e a exposição a climas mais gelados, problemas na garganta são frequentes. A rouquidão, a sensação de garganta arranhada, sensibilizada ou garganta fechada gera, além do desconforto, outros sintomas característicos de baixa imunidade. “O inverno predispõe a fatores como grandes variações de temperatura, queda de umidade, aumento de poluição e as infecções virais são mais frequentes”, diz a otorrinolaringologista Myrian Marajó Dal Secchi .

Amidalite
É uma doença infecciosa que atinge as amídalas, órgãos de defesa contra infecções. A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Na amidalite bacteriana aparecem pontos de pus. Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, falta de apetite, hálito comprometido, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, que têm a função de evitar a propagação da doença pelo organismo.

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge preferencialmente a região da orofaringe (amídalas e faringe) e deve ser tratada com analgésicos e antiinflamatórios.As amidalites bacterianas (as bactérias que mais atingem as amídalas são os estreptococos e os estafilococos) provocam grande inflamação nas amídalas, associadas ao aparecimento de placas de pus na orofaringe, tornando necessário o uso de antibióticos específicos.

Faringite
“A amidalite é uma infecção com comprometimento das amídalas, mas na faringe existem os cordões laterais com mesmo tecido que compõe o anel linfático de Waldeyer, ocorrendo a faringite. A faringotonsilite é  o denominação correta, quando a infecção ocorre na tonsila e faringe”, explica Myrian.

Assim como na amidalite, a faringotonsilite pode ser viral ou bacteriana. Grande parte dos casos são causados por vírus, decorrentes de gripes e resfriados. “Os sintomas são dor de garganta, redução do apetite, náuseas, vômitos, vermelhidão na garganta, presença de pus nas tonsilas, febre e mal estar em geral”, afirma.

Quando a faringite é causada por bactéria, ela tende a provocar sintomas mais generalizados. Tipicamente há alargamento e dor nos gânglios linfáticos, com garganta inflamada, vermelha e inchada. O paciente pode ter temperatura alta, dor de cabeça, músculos doloridos (mialgia) e dor nas articulações (artralgia).

Prevenção
Segundo Myrian, é importante beber água várias vezes ao dia para hidratar a garganta. A alimentação adequada também é essencial. “É importante comer a cada três horas”, afirma. Com a chegada do inverno, evitar exposição a locais com grandes variações de temperatura e proteger-se do frio com roupas adequadas é uma medida importante na hora da prevenção. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.