Relator da reforma tributária espera que votação ocorra antes das eleições | Boqnews
Foto: Valter Campanato/ Arquivo Agência Brasil

Política

17 DE JULHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Relator da reforma tributária espera que votação ocorra antes das eleições

Relator da proposta de emenda à Constituição sobre a Reforma Tributária diz que não há problemas em votar após o período de eleição

Por: Bruno Bocchini
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O relator da Comissão Especial da Reforma Tributária, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), disse que espera que o Congresso Nacional tenha, antes das eleições, ao menos uma das votações necessárias para aprovação da reforma.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) terá de passar por duas votações na Câmara dos Deputados. E depois duas no Senado para ser promulgada.

No entanto a proposta não pode ser votada este ano porque é proibido alterar a Constituição durante a vigência de intervenção federal.

“Eu sugeriria, com o texto pronto, afinado, fazer uma votação. Não sendo possível, fica para depois da eleição, outubro, é perfeitamente possível. Mas vamos fazer de tudo para que se vote ao menos uma sinalização para os candidatos, para o processo eleitoral nacional. O texto é o básico, é o óbvio do que tem de ser feito”, disse após evento na Fiesp.

De acordo com o deputado, o texto proposto busca a simplificação do sistema. Dessa forma unificando tributos sobre o consumo de forma a não aumentar a carga tributária. Mas também de modo que União, estados e municípios não percam arrecadação. Outro objetivo é elevar gradualmente a taxação sobre a renda e sobre o patrimônio; diminuir a burocracia do sistema e aumentar sua eficácia.

Exigências

A proposta ainda necessita passar por mais duas sessões na Comissão Especial da Reforma Tributária, onde poderá receber emendas. Uma vez aprovada na comissão, ficará a cargo do presidente da Câmara dos Deputados estipular a data para as votações

“O presidente da Câmara vai decidir o que fazer. O setor produtivo, os trabalhadores, os empresários e todos que estão envolvidos na questão tributária, da simplificação, têm de estar cientes que temos que votar este ano”, disse Hauly.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.