As sementes do Cinema | Boqnews

Opiniões

17 DE SETEMBRO DE 2014

As sementes do Cinema

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

IMG_1183 3333Os 20 alunos da turma avançada das Oficinas Querô se dividem em diferentes tarefas técnicas para realizar a gravação

Sob o som de aplausos foi finalizada na noite de domingo (14) a última cena gravada para o filme Tempo é Morfina, novo curta-metragem produzido pelo Instituto Querô e pela turma avançada de cinema das Oficinas Querô. O trabalho é uma adaptação de um roteiro escrito pelo premiado diretor paulistano de O Pacote (2013), Rafael Aidar (35), convidado especialmente para orientar os estudantes durante as gravações em Santos.

A história é inspirada em uma experiência real relatada por uma amiga do diretor, que teve seu relacionamento abalado quando o marido recaiu, pela sétima vez, no vício de drogas. Porém, no roteiro escrito exclusivamente para os alunos, Aidar contou que resolveu inverter esses papéis quando recebeu o convite feito pela produção do filme.

“Eu já tinha toda essa história na cabeça, ela seria o tema do meu próximo curta-metragem! Fiquei tão surpreso e feliz com o convite que sentei e escrevi todo o roteiro em um único dia. Essa é a primeira vez que trabalho como orientador de alunos de audiovisual”.

Filmagens

Durante dois dias, após mais de vinte e quatro horas de gravação, foi possível notar, durante as duas últimas, a expectativa dos produtores, diretores, atores e toda a equipe de filmagem para terminar de dar forma a mais um sonho que sai do papel. Com os olhos cheios de lágrimas, a diretora Kamilli Semenov (16) disse que, mesmo com o tempo apertado, todos os objetivos planejados para as gravações do filme foram alcançados.

“Esse foi um trabalho muito importante para mim. Falar sobre drogas e de reações pessoais que não são suas é uma tarefa difícil. Porém, trabalhar com profissionais como o Rafael e os atores Vinícius (Ferreira) e Priscilla (Maia) facilitou bastante todo esse processo. Todos nós chegamos a um equilíbrio”.

IMG_0907O paulistano Rafael Aidar (esquerda),  diretor do premiado curta-metragem O Pacote, auxilia os diretores Kamilli e Daniel

Emocionado, Daniel Queija (17), segundo diretor do filme, comentou que todos tiveram muito trabalho durante os dois dias de filmagem, mas que todas as ideias se encaixaram. O esforço, físico e mental, parece ter sido

compensando pela oportunidade de trabalhar ao lado do diretor paulistano. “Foi incrível. Todos nós estávamos em sintonia na hora de filmar. Não tenho mais explicações para dizer como foi bom trabalhar neste filme.”

Os dois diretores acreditam que o processo de pós-produção das cenas pode durar até um mês e meio para que o filme esteja totalmente pronto para participar de festivais e mostras e, posteriormente, exibido abertamente para o público em uma sessão especial que irá acontecer no Cine Roxy, em Santos, junto com outros três produções feitas pelos alunos da turma básica das Oficinas Querô.

Atores

Os atores escalados para dar vida aos personagens que protagonizam o enredo também já foram premiados por seus trabalhos. Um deles, o ator brasiliense Vinícius Ferreira (38), ganhou, em 2004, o prêmio de Melhor Ator no II Encontro de Teatro Latino-Americano, em Bogotá, pela sua atuação no curta Danae, do diretor Gustavo Galvão (38). Em 2013, o ator volta a trabalhar com Galvão e protagoniza os longas-metragens Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa e Nove Crônicas para um Coração aos Berros.

“Fiquei muito contente e assustado por ter sido escolhido pelos alunos. Eu assisti ao filme Querô (2007) quando ainda estava morando em Brasília e fiquei surpreso, pois não sabia que a produção tinha originado esse excelente projeto. A pouca idade dos alunos não interferiu em nada. Notei que todos estavam bem focados no que estavam fazendo. Me senti seguro.”

IMG_1348O premiado ator brasiliense Vinícius Ferreira durante as filmagens do curta-metragem Tempo é Morfina

A atriz paulistana Priscilla Maia (39) foi a segunda convidada para atuar na produção. Em 2002, Maia venceu como Melhor Atriz por seu trabalho em Rasgue Minha Roupa, do diretor Lufe Steffen, no Festival de Cinema Super 8 de Campinas. Na mesma ocasião, o curta foi contemplado com dez prêmios, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Direção. Priscila também integrou, em 2010, o elenco da produção Belas Adormecidas, de Érika Fromm, desempenhando o papel de uma jovem em busca da beleza.

“Trabalhar em Tempo é Morfina foi um verdadeiro desafio. Tive pouco tempo para trabalhar a personagem. A concentração e objetividade dos alunos me ajudaram a compreender o quê eles queriam. Gosto de desafios. E trabalhar com gente que eu não conhecia, como o Vinícius e o Rafael, além dos estudantes, foi uma grande experiência. Me entreguei neste trabalho.”

IMG_1316Paulistana, a atriz Priscilla Maia foi escalada para viver uma personagem dependente química

Equipe de filmagem

A equipe de filmagem é formada por 20 estudantes, entre 14 e 18 anos de idade, do grupo avançado. Eles se destacaram entre os 40 que foram selecionados, em 2013, para iniciar a turma de ensino básico. O trabalho só pôde continuar porque surgiu um patrocinador, que cobriu os custos gastos para a realização das aulas e os convites de profissionais do mercado de audiovisual.

Uma preparação é feita para que os alunos se acostumem com o mercado de trabalho. Entre outras atividades, eles aprendem a fazer o próprio portfólio, assim como sua apresentação, criação de currículo, desenvolvimento de projetos para se inscrever em festivais e editais culturais e, por fim, a produção de um curta-metragem como profissionais de audiovisual disputando o mercado de trabalho.

A intenção ao proporcionar tantas responsabilidades aos alunos é para que eles criem mais confiança na própria capacidade de criação e domínio das situações, disse Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô. “É muito cansativo, mas é legal vê-los pegando o ritmo. Chamamos profissionais do mercado porque queremos que eles sintam como as coisas são na ‘vida real’. Ao fim dessas gravações, só temos, mais uma vez, a sensação de dever cumprido”.

foto 2Equipe reunida em uma casa que foi alugada para funcionar como set de filmagem para o filme Tempo é Morfina

Créditos da produção:

Direção: Kamilli Semenov e Daniel Queija; Assistente de Direção: Luan Maciel; Direção de Fotografia:Bianca Munhoz e Camila Amaral; Assistente de Fotografia: Luciano Vieira e Sony Clayton; Tutores de Fotografia: Nilton Ferreira e Helcio Alemão; Storyboard: Bianca Munhoz; Som: Kauê Phelipe (Turma Básica) e Kauê Rodrigues (Turma Básica); Tutor de Som: Cássio Santos; Arte / Locação / Contra Regra  Laís Araújo e Verônica Nascimento; Direção de Produção: Glória Hashimoto e Karoline Vargas; Tutora de Produção:Ana Cláudia Rodrigues; Produção: Rafaella Lima, Sony Clayton, Bianca MunhozVanessa, Luana, Angela Vieira e Thiffanny Lima; Maquinária/Elétrica: Rafaella Lima, Valdir Vieira e João (básica); Produção de Elenco/Figurino: Maria Paula Rodrigues; Making Of/Foto Still: Luciano Vieira; Maquiagem: Vanessa Luana;Continuísta: Nicole Vasconcelos (Turma Básica); Coord. Oficinas Avançadas: Camila Ferreira;Roteirista/tutor de direção: Rafael Aidar; Coord. Geral: Tammy Weiss; Elenco: Vinicius Ferreira (Jobson),  Priscila Maia (Eliane) e Victor Luiz dos Santos  (Clayton).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.