Músicos de Capella & Luís Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Música

28 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Músicos de Capella & Luís Santos

Quarta-feira (3), às 21h, no Sesc Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Os Músicos de Capella é um grupo mantido pelo Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora, responsável por festivais de música antiga notáveis que já produziram 14 CDs, livros e um DVD. O espaço de estudos de música “historicamente informada” é único no Brasil, porque dá liberdade aos músicos para ir a fundo na interpretação de obras da música antiga e barroca, nacional e internacional.
Em meio a essa intensidade, Os Músicos de Capella pode ousar, investigar obras consolidadas e propor, com inteligência, novas soluções e versões. Será o caso do programa do festival, inteiramente dedicado a Bach, e que reúne duas de suas suítes para orquestra, além de uma cantata, a Weicht Nur. As duas suítes (Ouvertures), muito conhecidas, virão com outra roupagem, obviamente fundamentadas em argumentos justificáveis, e típicos da proposta “historicamente informada”, que é a multiplicidade de abordagens da música do passado, quando contextualizadas no seu “habitat” histórico.
A segunda suite, muito conhecida para flauta e orquestra, será executada um tom abaixo, com o violino solo no lugar da flauta. A razão dessa brincadeira revela o quão idiomática esta suite é para o violino solo (ao contrario da flauta); muitas das invenções musicais que Bach utiliza são clichês técnicos típicos da escrita para violino, o que sugere que possivelmente seria uma versão inicial, antes que a “transcrição” para flauta fosse feita.
O exemplo mais flagrante é a famosa Badinerie, que se revela uma típica peça para violino solo e orquestra, com todos os ingredientes! A terceira suíte, em ré maior, vai ser executada numa versão somente com cordas, suprimindo as partes de trompetes, oboés e tímpanos. Há algo na escrita desta suíte que permite essa “versão arcaica”, pois desta maneira a peça sobrevive com toda completude; os oboés são completamente dispensáveis (só dobram os violinos), e as partes de trompetes só acrescentam, procedimento que Bach utilizou tantas vezes em inúmeras peças, sempre somando, nunca diminuindo.
Recomendação: 12 anos
Local: Sesc Santos
Sessões:  Qua (3) – 21h
Ingresso: R$ 9,00 a R$ 30,00
Informações: 3278-9800.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.