Reclamação médica | Boqnews

Plano de saúde

16 DE SETEMBRO DE 2019

Reclamação médica

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Médicos que atendem pelo Plano de Saúde Santa Casa estão irritados com a mudança de data do pagamento das consultas feitas a pacientes.

O mesmo ocorreria em relação ao pagamento pelos serviços de cirurgia, que chegam a 60 dias – algo que não ocorria anteriormente.

Assim, o prazo para recebimento – segundo os profissionais, que preferem não se identificar temendo represálias – era de 30 dias fora o mês.

Ou seja, se um paciente era atendido no início de julho, o médico recebia pela consulta no dia 30 do mês subsequente – ou seja, 30 de agosto.

Por sua vez, sem qualquer explicação, o prazo para pagamento foi prorrogado por mais 15 dias – assim, a consulta realizada entre os dias 1 a 31 de julho, deveria ser paga no dia 15 de setembro.

“Vi que não tinha caído na conta no dia 30. Pedi para minha secretária saber o que ocorrera e me informaram que o plano resolveu alterar a data de pagamento sem nos comunicar sobre isso”, reclamou um dos profissionais ouvidos pelo Boqnews, que não quer se identificar.

Como a nova previsão era para o dia 15 (um domingo), havia a expectativa de que os valores fossem depositados hoje, primeiro dia útil seguinte.

Mas não foram.

“A promessa era hoje, mas nem pediram as notas. Tanto o plano quanto o hospital que retêm todos os convênios que lá estão sendo atendidos. Resposta que estão sem fluxo de caixa”, alegou outro médico conveniado ao plano.

Por ironia, no fim‑de‑semana os profissionais receberam uma propaganda informando sobre o superávit do hospital (vide imagem abaixo).

Outro lado

 

 

Sobre os atrasos, o Plano de Saúde Santa Casa divulgou a seguinte nota:

“Com ética, respeito à legislação vigente e confidencialidade das informações referente a negociação junto a Rede Credenciada, no que tange aos prazos e procedimentos para faturamento e pagamento dos serviços prestados, reiteramos que  a diretriz está em conformidade com ANS que orienta a livre negociação entre as partes e registro formal no contrato”.

“O que está previsto na legislação atual (Lei 13.003/2014 Resolução Normativa ANS 363/2014 em seu art. 5º),  o demonstrativo de pagamento da fatura com glosa técnica e/ou administrativa deverá ser enviado e/ou disponibilizado pela operadora de plano de saúde aos profissionais médicos contratados, por meio de comunicação estabelecido entre as partes, com a antecedência de 05 dias para aqueles contratos com prazo de pagamento até 30 dias da apresentação da fatura e antecedência de 15 dias corridos para os contratos com prazo de pagamento maior do que 30 dias”.

“Dito isto, esclarecemos que existem determinações expressas pela ANS quanto as regras para apresentação das faturas, que envolve desde o prazo da guia para faturar, forma de envio da fatura (arquivo XML), padrão TISS e TUSS, assim em uma visão sistêmica os processos que envolvem os aspectos comerciais, assistências e econômicos estão em conformidade, não sendo registrado atraso de 2 meses para pagamento de cirurgia, bem como consultas”.

 

Internet

“Outrossim, internet é o principal canal de relacionamento com a Rede Credenciada para uma série de questões importantes, como revisões de glosa, informação de valores e extratos, facilitando e agilizando a divulgação das informações”.

“O Plano Santa Casa Saúde possui uma rede credenciada com mais de 1000 médicos. Disponibilizamos canais de comunicação com o prestador como o credenciamento médico e nestes casos de pagamento e glosas, oferecemos um canal de contas médicas que pode ser acessado ligando no (13) 3211-0600 – ramais: 644,646 e 647”.

“O contato também pode ser feito via e-mail pelo [email protected].

Estamos à disposição para ajudar tais prestadores e apurar o ocorrido, porém para isso, se faz necessária a identificação dos mesmos”.

Já a própria Santa Casa informa que os pagamentos estão sendo realizados em dia, sem atrasos, mas casos pontuais por falta de documentos e outros papeis podem atrasar os repasses.

Tanto o plano de Saúde como o hospital informam que somente tendo os nomes dos profissionais é possível identificar os casos de atrasos em particular.

No entanto, temendo represálias, os profissionais preferem manter o sigilo dos seus nomes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.