Devoção à padroeira | Boqnews

Cidades

02 DE SETEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Devoção à padroeira

Nossa Senhora do Monte. Que estais no Monte a rezar. Pedi pelos vossos filhos. Que não vos cessam de amar! Assim começa o hino de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade e cuja data é comemorada nesta quinta (8). Sua capela está a 175 metros do solo. Ao todo, são 402 degraus que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nossa Senhora do Monte. Que estais no Monte a rezar. Pedi pelos vossos filhos. Que não vos cessam de amar! Assim começa o hino de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade e cuja data é comemorada nesta quinta (8). Sua capela está a 175 metros do solo. Ao todo, são 402 degraus que formam a escadaria Caminho Monsenhor Moreira.



Muitos, por opção ou promessa, optam por fazer este caminho para chegar à capela. Um trajeto que também pode ser realizado pelo bonde funicular (R$ 19, ida e volta) com chegada pelo antigo Cassino, construção localizada próxima à capela.


Na subida pela escadaria, a sensação é de paz tanto pela fé que pode ser observada pelos 14 quadros em bronze da Via-Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941, como pela história ali escrita e pela paisagem proporcionada da Cidade, com uma vista privilegiada da região do porto à orla.


As casas e o comércio local – com todos os seus personagens – preenchem o cenário com vida e muitas histórias de devoção. Para o comerciante José Alves Medeiros, os fiéis que aparecem durante o ano inteiro para pagar suas promessas emocionam com suas histórias com os mais diferentes milagres e aumentam ainda mais a sua própria fé.


O trajeto, que dura pouco mais de 30 minutos — dependendo do ritmo da pessoa — pode ser cansativo, mas para milhares de pessoas ele representa a prova dos pedidos atendidos. Muitos, quando chegam ao santuário, acendem velas e rezam pela Santa. Alguns sobem até mesmo de joelhos. Já outros, para espanto de quem sofre a cada degrau, utilizam o caminho não pela fé, mas para realizar ali a atividade física diária subindo e descendo mais de uma vez toda a escadaria.



Na última quinta-feira (1°), alguns fiéis já pagavam suas promessas e pediam pela bênção da Santa. Outros pareciam pertencer ao cenário, sentados em diferentes cantos, simplesmente apreciando a vista. Por volta das 10 horas, uma turma de excursão com crianças chegava ao local. Meninos e meninas começavam a ter ali uma aula pela história do espaço e da padroeira.


No mesmo dia, os quadros da Via-Sacra recebiam atenção especial, com limpeza, a bandeira do Brasil era colocada novamente ao lado da capela, e o tranquilo caminho era preenchido por bandeiras e luzes para o dia da festa.


A calma dos dias normais do entorno, porém, abre espaço para extensa movimentação no dia da festa da padroeira. Somente no ano passado, mais de 5 mil pessoas participaram da comemoração pelas escadarias.


Tradição
A cada ano, no dia 5 de setembro, a imagem de Nossa Senhora deixa sua capela e segue, em procissão, para a Catedral, onde é rezado um tríduo. No dia 8 de setembro, data consagrada a ela, a imagem volta ao Monte Serrat. Antes de subir o morro, o cortejo para em frente ao Paço Municipal e o chefe do Executivo renova a consagração de Santos à Senhora do Monte.



Santista, Reginaldo Dias Santana lembra que quando criança fazia com frequência o caminho que leva ao santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat. Hoje, aos 49 anos, Santana olha atento a vista que o local proporciona da Cidade, depois de pedir benção à padroeira e rezar por ela em seu santuário. “Devo confessar que há muitos anos não vinha para cá, mas hoje (1° de setembro) prometi que voltarei todos os anos em homenagem à ela. Subirei todos os 402 degraus até eu completar 100 anos”, promete. Cristão e devoto, Reginaldo acredita na fé e nos milagres de Nossa Senhora do Monte Serrat. “Estou aposentado, quero continuar com a saúde que tenho para pagar a minha promessa todos os anos. O caminho, além da fé que dá para sentir, também proporciona uma bela paisagem”



Irmã Bina, da África, mora ao lado do Santuário, onde também trabalha, há dois anos. Antes passou por outros locais de sua instituição religiosa como Índia, Itália e no Brasil esteve em Salvador e Pernambuco. “Cada local tem sua história, mas a de Nossa Senhora do Monte Serrat chama a atenção pela devoção que vejo por aqui. É muito comovente. Ouvimos histórias de fé e milagres, que se multiplicam no dia 8”, diz. No dia, Bina e as outras irmãs acordam às 4 horas da manhã para começar os preparativos e já atender os primeiros fiéis.


A rotina termina por volta da meia-noite. E no dia seguinte nada de descanso. Às 6 horas já estão de pé novamente. “No dia seguinte, muitos aparecem logo cedo e nossas portas estão sempre abertas aos fiéis”, ressalta, com um largo sorriso no rosto.



José Alves Medeiros mora há mais de 40 anos no caminho dos fiéis. “Todos os dias aparecem os mais diferentes devotos que sobem a pé ou mesmo de joelho agradecendo aos milagres. Já ouvi muitas histórias das mais diferentes pessoas que tiveram seus pedidos atendidos”, conta José, sentado em seu comércio local, no qual atende, além da população, os fiéis que encontram em seu estabelecimento um ponto de descanso. Segundo Medeiros, a rotina calma se transforma completamente na semana da padroeira e principalmente no dia da festa. Na quinta (8), José acordará mais cedo para reforçar o estoque. “Os fiéis param aqui no bar, contam histórias e – principalmente – se refrescam para continuar a subida ao Santuário”, ressalta o comerciante.


Devoção há séculos


O culto à Nossa Senhora do Monte Serrat surgiu na Espanha, durante a Reconquista. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a imagem de Nossa Senhora. Escondida numa caverna do Montserrat durante a invasão dos mouros, a imagem foi encontrada apenas dois séculos mais tarde por jovens pastores na Espanha.


No Brasil, a devoção data da época colonial. Trazido pelos espanhóis, veio o culto para a América Central, ainda na época de Colombo, e depois para o México, Peru, Equador, entre outros. De Portugal chegou à Bahia, no tempo de Tomé de Sousa. Em Santos, a devoção foi reforçada por diversos episódios considerados milagrosos. A capela em sua homenagem foi construída entre 1599 e 1610, por Dom Francisco de Souza – governador geral do estado do Brasil – e entregue na época para os monges beneditinos.


Anos após a construção, em 1614, conta-se que quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, os moradores das vilas de Santos e São Vicente refugiaram-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores, porém, aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras salvou a população, soterrando alguns deles e induzindo-os a abandonar a Cidade. Nossa Senhora do Monte Serrat fizera seu primeiro grande milagre e, desde essa época, a população a considera padroeira de Santos. Em 1954, há apenas 57 anos, a Câmara Municipal declarou oficialmente a santa como Padroeira da Cidade, confirmada pelo Papa Pio XII, e no dia 8 de setembro de 1955 foi finalmente coroada com o título.


Programação


Sábado (3)
9 horas – Missa Comunitária – Pastoral Vocacional
11 horas – Reza do Santo Rosário – Comunidade Família de Deus
 (Servos do Coração Eucarístico de Jesus)
12 horas – Missa Comunitária
14 horas – Celebração
16 horas – Missa Comunitária
18h30 –  5º Dia de Novena: Maria é fiel ao Projeto de Deus
19 horas – Missa – Paróquia: São Benedito e São José Operário


Domingo (4)
9 horas – Missa Comunitária – Coroinhas
11 horas – Reza do Santo Rosário – Irmandades e Confraria da Catedral
12 horas – Missa Comunitária
14 horas – Celebração
16 horas – Missa Comunitária – Pastoral da Juventude
18h30 – 6° Dia de Novena: Maria, mãe e modelo das famílias
19 horas – Missa – Paróquia: Nossa Senhora de Assunção


Segunda (5)
9 horas – Missa Comunitária – Cruzada das Senhoras Católicas
11 horas – Reza do Santo Rosário – Irmãs Franciscanas
12 horas – Missa Comunitária
14 horas – Celebração – Colégio Coração de Maria
16 horas – Missa Comunitária – Convento Nossa Senhora do Carmo
18h30 – 7° Dia de Novena: Maria, auxílio de todos os cristãos
19 horas – Missa – Paróquia: Coração de Jesus e São Tiago Apóstolo


Terça (6)
9 horas – Missa Comunitária – Sociedade São Vicente de Paulo
11 horas – Reza do Santo Rosário – Pastoral do Menor
12 horas – Missa Comunitária – Pastoral da Comunicação
14 horas – Celebração – Unisanta, Lar Santa Rita e Lar Santo Expedito
16 horas – Missa Comunitária
18h30 – 8° Dia de Novena: Maria, missionária de Jesus Cristo
19 horas – Missa – Paróquia: Nossa Senhora do Carmo,
Nossa Senhora dos Navegantes e São Judas Tadeu


Quarta (7)
9 horas – Missa Comunitária – Legião de Maria
10h30 – Missa Comunitária – Dom Jacyr Francisco Braido
16 horas – Missa Comunitária – RCC
18h30 – 8° Dia de Novena: Maria, missionária de Jesus Cristo
19 horas – Missa pelo Seminário Diocesano São José


Quinta (8) – Festa da Padroeira
Na Catedral
7 horas – Missa Solene – Pe Isac Carneiro da Silva
8 horas – Missa Solene – Pe Caetano Rizzi
9h30 – Missa Campal, em frente à Catedral, presidida por Dom Joacyr Francisco Braido e clero de Santos.
Em seguida, acontece a profissão conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Paço Municipal de Santos e depois retorna ao seu Santuário
No Santuário
10 horas – Missa Solene – Pe Francisco José Greco
16 horas – Missa Campal – Dom Joacyr Francisco Braido
19 horas – Missa Solene – Pe José Myalil Paul (Pároco)
Encerramento da Festividade

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.