Anália Franco completa 100 anos com atendimento para 295 crianças e 12 internos | Boqnews
Foto: Divulgação

História

27 DE JUNHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Anália Franco completa 100 anos com atendimento para 295 crianças e 12 internos

Entidade atende quase 300 crianças de 4 meses a 6 anos e 11 meses, além de 12 adolescentes que vivem na entidade em forma de abrigo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A primeira pedra fundamental do antigo prédio do Educandário Anália Franco se torna o marco do início desta centenária entidade santista, que completa exatamente um século nesta terça-feira (27).

Após enfrentar os impactos da pandemia, com a redução de patrocinadores físicos e jurídicos, a entidade se prepara para continuar funcionando e ampliando suas atividades para o próximo centenário.

Atualmente, a instituição atende a 295 crianças, de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

São alunos em período integral do berçário, maternal, jardim e pré-escola.

E ainda, acolhe 12 crianças e jovens, de 7 a 17 anos, encaminhados pela Vara da Infância e da Adolescência e que recebem atenção integral, sendo monitorados por equipe de 14 profissionais, entre cuidados, psicóloga, assistente social e equipe administrativa.

O prédio – chamado de Castelinho – teve sua primeira pedra fundamental no longínquo 28 de junho de 1922 e foi entregue em 1926.

Já a edificação vizinha foi entregue 20 anos depois (1946).

Com localização privilegiada em uma das mais importantes avenidas de Santos (Avenida Ana Costa), interesses comerciais não faltam.

Mas o objetivo da entidade é manter sua missão de atender a população mais carente, como defendido por Anália Franco e Eunice Caldas, que em 1907 criou o embrião da entidade, por meio de uma escola voltada para meninas.

No entanto, nada impede que no futuro a instituição mude para uma nova área, especialmente em região periférica atendendo o legado.

Telhado

Uma forma de recuperação dos recursos é na locação do imóvel, tombado em sua fachada externa e no muro.

Mas para tal o primeiro passo é consertar o telhado, avaliado em R$ 450 mil.

Para conseguir este objetivo, a entidade lançará uma vaquinha virtual para captação de recursos necessários.

“Conto com a participação da sociedade e daqueles que querem o bem do Educandário Anália Franco”, enfatiza o presidente da entidade, Paulo Murat.

Ele enfatiza que além dos recursos públicos repassados pelas esferas governamentais, mas o montante é insuficiente.

Além disso, a entidade recebe apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Santos, que também atua na Casa do Sol, no Morro da Nova Cintra (antigo Asilo dos Inválidos).

De forma a garantir receitas adicionais, a entidade mantém uma lavanderia doméstica, bazar (com captação de doações) e telemarketing.

“Mas a pandemia e a crise econômica afetaram as doações”, salientou.

Murat participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje (27), onde falou sobre o centenário da entidade e os desafios em tempos como os atuais.

Atividades

Uma série de atividades marcam as festividades da instituição nesta terça (28).

Às 8 horas, começam as festividades junto aos alunos.

Até às 11h estão previstas apresentações teatrais, bandas musicais, exposições de trabalhos e telejornal, além da inauguração da Horta da Vovó Anália e o parabéns cantado pelos pequenos que representam as milhares de pessoas que ali já receberam o aporte educacional.

E a partir das 19h30, para todos aqueles que contribuíram com a permanência dos serviços prestados ininterruptamente durante este tempo, será promovido um Jantar Dançante, no Salão Marfim de sua sede (localizada na Avenida Ana Costa, 277).


Histórico dos 100 anos

A origem do Educandário Anália Franco (foto) se deu em 1907, quando a educadora Eunice Caldas fundou em Santos uma instituição voltada ao atendimento de meninas, sob inspiração de Anália Franco.

E assim foi mantido até 1917, funcionando na Rua João Pessoa, no Centro da Cidade.

Devido às dificuldades econômicas da época, o local passou a receber o apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Santos até, posteriormente, assumir a condução dos trabalhos para sua continuidade.

 

Assim, em 1922 são lançadas as bases do atual Educandário Anália Franco, com o nome de Associação Creche e Asylo Analia Franco, na Avenida Ana Costa, 285, sendo o prédio concluído em 1926 (e ficando conhecido por ter abrigado a Escola Dino Bueno até 2010).

Ao longo do tempo, o acolhimento e atendimento educacional se tornou misto, por imposições e normas pedagógicas.

E em 1946 foi construído o prédio ao lado para funcionar como orfanato e também receber crianças com famílias que não pudessem mantê-los ou eventualmente mães que moravam nas casas de família em que trabalhavam e por isso lá deixavam seus filhos.

Assim, esse prédio inicialmente era um posto de qualificação que objetivava dar aos ali internados uma profissão para quando deixassem a Instituição aos 18 anos.

Dessa forma, entre as oficinas implantadas tinha de carpintaria, marcenaria, cabeleireiro, barbeiro, sapataria e tipografia.

Entidade completa 100 anos com ampla programação. Foto: Divulgação

Como ajudar

Dessa forma, para colaborar com os projetos planejados para a manutenção da Instituição, são oferecidos serviços permanentes à população, cuja verba arrecadada são importantes fontes de renda para a continuidade das ações.

Além disso, a Lavanderia Doméstica é uma das principais fontes de renda.

Assim, com acesso pela Rua Barão de Paranapiacaba, 244, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com vagas de estacionamento.

Destaca-se o serviço de lavagem a seco, limpeza de tapetes, cortinas, edredons, roupas de cama e banho.

Por sua vez, a higienização de uniformes e toalhas de mesa, inclusive para empresas, restaurantes e buffets, com preços diferenciados conforme a quantidade de peças.

E ainda é oferecido promoções para fidelização dos clientes, oferecendo uma lavagem gratuita a cada dez lavagens pagas ou com a devolução de mais de 30 cabides.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no telefone: (13) 3229-8507.

O Bazar da Pechincha (excepcionalmente fechado para as comemorações do centenário, mas que reabrirá dias 9 e 10 de julho, das 10h às 17h, com o Bazar de Inverno) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com itens usados e selecionados pela qualidade e utilidade.

Para saber sobre produtos à venda ou para agendar uma visita para análise de algum objeto para doação, basta adicionar no WhatsApp o telefone (13) 3229-8503.

Os interessados também podem ajudar diretamente com as atividades socio-pedagógicas realizadas no Educandário Anália Franco.

Seja por meio do aluguel do campo de futebol society com churrasqueira, do serviço de telemarketing para agendar doações.

Assim, seja por transferências via PIX (pela chave: 58225905000140, que é o CNPJ da Instituição), para os quais são fornecidos os recibos.

Nota Fiscal Paulista

Dessa forma, basta acessar o sistema, com o seu login e senha, no site: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx.

Na opção ENTIDADES, selecione doação de cupons com CPF (Automático), selecione o período INDETERMINADO, pesquise por Educandário Anália Franco e confirme os dados para finalizar.

Depois disso, é só informar o CPF a cada compra e os créditos dos cupons valem à instituição escolhida.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (13) 3229-8500, que atende também pelo WhatsApp.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.