O que fazer em casa durante a quarentena | Boqnews
Divulgação

Isolamento Social

24 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

O que fazer em casa durante a quarentena

Estudar, ler livros e praticar exercícios são algumas das dicas para esse período

Por: João Pedro Bezerra
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O isolamento social é a única forma de diminuir a circulação do vírus, pois ainda não há vacinas e remédios para o combate da doença.

Ficar em casa em quarentena não é uma tragédia, mas também não é o cenário ideal para uma sociedade que está acostumada com a liberdade. Por isso, o isolamento requer cuidados.

De acordo com a terapeuta Valéria Cabral, o momento é de grande desafio “É importante acompanhar as informações sobre o coronavírus pela televisão ou internet. No entanto, é necessário ter cuidados com notícias alarmistas, pois dependendo da pessoa isso pode causar ansiedade”.

A terapeuta ainda alerta para as pessoas que já possuem o quadro de ansiedade, pânico ou depressão, enfatizando a necessidade de manter o contato com terapeutas e não parar de usar os medicamentos com orientações médicas. A meditação disponível em várias plataformas na internet é uma ótima ferramenta para manter o equilíbrio emocional e corporal.

O que fazer em casa

Apesar dos avanços tecnológicos é preciso ter criatividade para enfrentar o isolamento social, adquirir conhecimento e estudar são ótimas possibilidades durante esse período.

As crianças que estão acostumadas a frequentar escolas e ter contatos físicos já estão sentindo as consequências do Covid-19.

Segundo a pedagoga Josilene Soares é muito importante que os pais proponham atividades para o desenvolvimento dos pequenos, de maneira simples como: jogo da memória, palavras cruzadas, pintura, desenhos e contos de histórias.

Além disso, a pedagoga ressalta que as orientações de higienização sejam frequentes para as crianças adquirirem o hábito e isso se tornar algo natural.

Para as crianças com mais idade, muitas escolas estão disponibilizando conteúdo e exercícios online. Ou seja, mesmo que muitos colégios não disponibilizem atividades é recomendável que os alunos estudem, com exercícios da própria apostila ou em aulas relacionadas às matérias na internet.

Por sinal, a internet tem sido a principal arma das universidades para não deixarem os alunos parados. Universidades têm investido em aulas EAD para garantir a continuidade dos estudos. O MEC, aliás, autorizou que atividades sejam ministradas desta forma (o limite era de 40% das aulas).

Para as pessoas que estão estudando para vestibular ou concurso público a hora é essa. Além disso, há vários cursos online de forma gratuita. No site Linkedin, é disponibilizado, por exemplo, um curso com foco em desenvolvimento de carreira.

Na área de lazer, não faltam sugestões: ler um bom livro da área de preferência faz com que o problema do coronavírus seja esquecido por um tempo. Para quem gosta de filmes e seriados, as operadoras de canais fechados liberaram uma série de pacotes para as pessoas assistirem. O conteúdo é diverso e atende todas as idades.

Quem gosta de séries, o momento é de ver todos os episódios dos lançamentos preferidos nos streamings. Enquanto os amantes do futebol podem rever as conquistas dos seus respectivos clubes pelo Youtube ou pela própria televisão a cabo.

Exercícios

Com o fechamento de clubes, academias e restrição nas praias, fica difícil praticar exercícios. No entanto, algumas atividades podem ser feitas em casa. Para o professor de Educação Física, Leonardo Xavier, a prática pode ser realizada em diferentes idades.

“Para os idosos recomendam-se alongamentos de todos os membros do corpo, exercícios funcionais respeitando suas limitações. Já para os outros grupos são indicadas atividades físicas com o próprio peso corporal como, agachamentos, abdominais, polichinelos, e flexão de braços. Exercícios multiarticulares e funcionais são prioridades”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.