Pacto Pelo Emprego gera 5.285 postos de trabalho neste ano | Boqnews

Cidades

24 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Pacto Pelo Emprego gera 5.285 postos de trabalho neste ano

O Pacto Pelo Emprego, programa idealizado pela Prefeitura de Cubatão, e que tem a participação das indústrias, por meio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), via Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), foi o responsável pela geração, de janeiro a julho deste ano, de 5.285 postos de trabalho na Cidade. […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Pacto Pelo Emprego, programa idealizado pela Prefeitura de Cubatão, e que tem a participação das indústrias, por meio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), via Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), foi o responsável pela geração, de janeiro a julho deste ano, de 5.285 postos de trabalho na Cidade. O Pacto Pelo Emprego é coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento (Semic).


Daquele total, 2.758 ofertas de emprego tiveram como intermediário o Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), criado mediante convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho com as finalidades de fazer intermediação de mão-de-obra, gerar empregos e promover a qualificação profissional. . Foram realizadas 2.488 contratações, sendo 2.044 (82,2%) moradores de Cubatão. O PAT tem cadastro, tanto de trabalhadores, como de empresas, podendo atender, simultaneamente, as necessidades de mão de obra e de empregabilidade.


As demais vagas foram geradas, ou de maneira direta, por ação da Prefeitura, ou por meio de convênios, em que o governo municipal também participa. No primeiro caso, incluem-se as 230 vagas surgidas com a contratação de nova empresa para fazer o transporte por ônibus na Cidade. Por exigência da Prefeitura, a Viação Bom Jesus contratou, além de motoristas, cobradores de passagens (na empresa anterior, os motoristas exerciam as duas funções).


As vagas surgidas mediante convênios são decorrência do projeto Contratação Social, por meio do qual os trabalhadores, além do emprego, participam de cursos de qualificação. Para atuar nas obras de construção do novo laminador de tiras a quente de aço, da Usiminas, foram contratados 600 trabalhadores, pelas empreiteiras RS Construções e Construcap, sendo 250 serventes, 250 armadores e 100 jovens sem nenhuma experiência de trabalho anterior.


Todos eles, além de trabalharem nas empresas, participam de cursos de qualificação na Fábrica da Comunidade, da Prefeitura. Após a conclusão dos cursos, serão classificados como profissionais e, nesta condição, contratados pelas empresas. Outros 1.874 trabalhadores, beneficiados pelo projeto Contratação Social, participam de um acordo feito com a Petrobrás, que, por meio de empreiteiras que atuam nas obras de expansão da Refinaria Presidente Bernardes, emprega-os e lhes propicia cursos de qualificação, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


Por este convênio, serão qualificados os seguintes profissionais: montadores de estruturas, eletricistas de força e controle, caldeireiros, armadores de ferros, soldadores TIG, montadores de andaimes, soldadores MAG, seguranças em instalações e serviços de eletricidade, carpinteiros de formas, soldadores com eletrodos revestidos e encanadores industriais.
 
A principal característica do Pacto Pelo Emprego é dar prioridade aos moradores de Cubatão na seleção e no encaminhamento dos trabalhadores. Assim, as empresas se comprometem a selecionar a mão de obra entre os cadastrados do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT, situado na Rua Fernando Costa, 1.096, Centro), que tem solicitado, no ato de cadastramento, atestados de residência dos interessados. Quem é de Cubatão tem prioridade na ocupação das vagas. O PAT se encarrega, também, da divulgação das vagas disponíveis, ainda não preenchidas pelas empresas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.