Pinguins resgatados no litoral paulista estão reabilitados e aptos à soltura | Boqnews
Foto: Divulgação

Recuperação

08 DE NOVEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Pinguins resgatados no litoral paulista estão reabilitados e aptos à soltura

Animais receberam tratamento no Instituto Gremar, no Guarujá (SP)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Já são cinco os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) que passaram por tratamento na Base de Reabilitação do Instituto Gremar nesta temporada.

A espécie habita águas temperadas – especialmente da Argentina e do Chile – e costuma buscar alimento em correntes frias, próximas à costa.

No entanto, este comportamento, somado às ações antrópicas que podem afetar sua cadeia alimentar, explica sua alta incidência também no litoral brasileiro.

Os animais foram resgatados entre os meses de agosto e outubro em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) nas praias da região: Riviera de São Lourenço (Bertioga), Ilha Comprida (Iguape), Ilha de Queimada Grande (Itanhaém).

Itaquitanduva (São Vicente) e  Canto do Forte (Praia Grande).

Contudo, nas duas últimas, os resgates foram feitos, respectivamente, por equipes do IPEC e do Biopesca.

Entretanto, todos estavam abaixo do peso, com sinais de exaustão e desidratados.

Ainda estavam com quadros isolados de hipotermia e lesões em suas asas.

Após cuidados especiais, que incluíram alimentação, suplementação vitamínica e testes de mergulho, eles apresentaram evolução em seu quadro clínico. Assim, foram considerados aptos à soltura.

Todavia, a ação será realizada nos próximos dias pela equipe do Instituto Argonauta, em Ubatuba (SP). Ela já vinha tratando de outros animais da mesma espécie recentemente.

Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Portanto, seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.