Testes regionais revelam disparidade de casos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Coronavírus

29 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Testes regionais revelam disparidade de casos

Clínicas registram aumento da procura por testes do tipo PCR, enquanto cidade amplia oferta dos testes rápidos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A falta de testes do novo coronavírus no Brasil implicam na subnotificação de casos da doença. O vírus, por sua vez, continua ampliando o rastro de óbitos e contaminados por todo o território. Ao todo, já foram infectados mais de 438 mil pessoas, com mais de 26 mil mortes no Brasil. Em Santos, foram notificados até a última quinta-feira (28), 3.260 casos de pessoas contaminadas e realizadas 17.654 testagens rápidas e 5.615 testes PCR.

O teste rápido consiste na análise de sangue, cujo resultado fica pronto em 15 minutos, apontando se há presença de anticorpos do tipo IgM (fase aguda) quanto IgG (fase de cura). Ou seja, indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo. Entre os casos confirmados, 45,5% são em homens e 54,5% em mulheres.

Na rede municipal de Santos, o PCR também é realizado em pacientes internados, pessoas com sintomas da doença e profissionais de saúde com casos suspeitos, após triagem pelos serviços de saúde.

IACS

Nos laboratórios particulares, o número de pacientes que testaram positivo superam a média dos testes rápidos. O Instituto de Análises Clínicas de Santos está fazendo cerca de 150 exames de PCR e de 70 sorologias. Do primeiro, 33% dos testes deram positivos. “O IACS faz RT-PCR que é o swab nasal (tipo de cotonete), que faz a detecção do RNA do vírus no organismo e está indicado na fase aguda, (de 1 a 7 dias dos sintomas ou contato com caso sabidamente positivo, tem sua maior sensibilidade)”, informa o médico Arthur Ferreira, diretor executivo do IACS.

O profissional complementa que é aconselhado fazer o teste de sorologia após 14 dias do início dos sintomas ou contato com casos positivos. A testagem serve para saber a detecção dos antocorpos IgM e IgG. O drive trhu fica na sede do Gonzaga, em Santos, na Av. Ana Costa, 402, com entrada pelo estacionamento. Para informações e agendamentos, ligue para 3281-3000 ou (13) 99610-9324.

Crescimento

Com média de 300 exames diários – fora a coleta empresarial – a Cellula Matter informou que quase um terço dos testes deram positivos, mas ressalta que não possui precisão dos números atuais.

Segundo o laboratório, estão sendo realizados três tipos de exames no local: por PCR, por Sorologia e a testagem rápida, que “é realizado por Imunocromatografia, fornece determinação qualitativa de anticorpos humanos da classe IgG e IgM específicos contra o vírus SARS-CoV-2 em amostra total de sangue, soro ou plasma”, informa.

Hoje, os que mais procuram testes no laboratório são homens adultos, segundo a empresa.

Números disparados

Dados divulgados pelo Laboratório Pasteur, entre os dias 27 de abril e 11 de maio, apontaram que quase metade dos testes tiveram resultados positivos.

Em 11 dias, foram testados 554 pessoas, com uma média de 50 exames por dia, que mostraram uma taxa de 48,6% de infectados pelo novo coronavírus.

Deste montante, 284 foram mulheres, um total de 51,3% e 270 foram homens (48,7%). No entanto, o Pasteur respondeu que não conseguiu obter informações exatas das idades dos pacientes que testaram positivo.

Poucos testes

Enquanto o número de mortes aumenta, o Brasil segue sem testagem suficiente para todos. Na última terça-feira (26), o Ministério da Saúde informou que foram testadas 871,8 mil pessoas. Os laboratórios públicos são responsáveis por cerca de 460,1 mil testes, enquanto os particulares somam 411,7 mil. A Reportagem indagou o Ministério sobre a atualização dos números, porém não obteve respostas até o momento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.