Unidades da PM em Santos registrarão BOs a partir de 13 de junho | Boqnews

Cidades

24 DE MARÇO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Unidades da PM em Santos registrarão BOs a partir de 13 de junho

O 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM/I) vai implantar até 13 de junho a expansão do registro de Boletins de Ocorrência para unidades da PM. O governador Geraldo Alckmin anunciou que em cinco meses as unidades da corporação no Estado passarão a registrar ocorrências. “Essa estatística oficial é utilizada na prevenção e no combate […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM/I) vai implantar até 13 de junho a expansão do registro de Boletins de Ocorrência para unidades da PM. O governador Geraldo Alckmin anunciou que em cinco meses as unidades da corporação no Estado passarão a registrar ocorrências. “Essa estatística oficial é utilizada na prevenção e no combate ao crime”, explica o comandante do Comando de Polícia do Interior (CPI-6), Sérgio Del Bel.


O objetivo é facilitar o acesso da população ao registro de ocorrerências. Muitas pessoas deixam de levar pequenos casos à polícia, já que muitas vezes o tempo de espera nas delegacias é longo. Com isso, várias ocorrências deixam de figurar nas estatísticas, prejudicando o trabalho da polícia. Na região compreendida pelo CPI-6, que se estende pelo litoral desde Bertioga até a divisa com o Estado do Paraná, incluindo o Vale do Ribeira, serão 51 novos pontos, em 23 municípios, para um cidadão lavrar um boletim de ocorrência. A maioria desses pontos tem atendimento 24 horas. Em Santos, serão oito pontos.

Del Bel diz que a medida trará um efeito benéfico também para a polícia. “Vai evitar o deslocamento de viaturas para as delegacias, saindo da patrulha normal”. As viaturas também deverão serem transformadas em pequenas estações móveis para lavrar boletins de ocorrência.


Outro ponto crucial da medida tem a ver com a ação de inteligência da polícia. É através do cruzamento de dados, que envolvem o tipo de delito por bairro, dia e horário, que são elaborados os planos de patrulhamento das cidades. Esses dados são fornecidos justamente pelo registro dos casos, feito através do boletim de ocorrência. “Não há uma estimativa (de quantos crimes não são notificados). O que não chega ao conhecimento, é difícil de mensurar”, diz.

Outra novidade na atuação das polícias, será que a Civil terá acesso ao Sistema de Informações Criminais (Infocrim), o programa de computador que faz o mapeamento do crime nas cidades – e, em grande parte, é alimentado pelas informações dos boletins de ocorrência.

Onde registrar os boletins em Santos
– Rua Coronel Joaquim Montenegro, 282, Ponta da Praia
– Av. Nossa Senhora de Fátima, 285, Chico de Paula
– Rua Gaspar Ricardo, 9, Pompeia
– Av. Álvaro Guimarães, 656, Jardim Rádio Clube
– Rua Marquês de São Vicente, s/nº, Campo Grande
– Praça São Bento, 1.222, Morro do São Bento
– Av. São Francisco, 500, Paquetá

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.