Ações devem continuar | Boqnews

Ponto de vista

6 de março de 2016

Ações devem continuar

Apesar das negativas retóricas, a saída de José Eduardo Cardozo do comando do Ministério da Justiça, que passará a ser chefiado pelo procurador Wellington César Lima e Silva, atendeu parte das lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) insatisfeitas com as ações promovidas pela Polícia Federal na Operação Lava a Jato, especialmente em um momento em que as etapas das investigações envolvem diretamente o líder maior da legenda, o ex-presidente Lula. Ligado ao atual ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o novo titular da Justiça, ao que tudo indica, tem como missão jogar água na fervura do caldeirão de denúncias envolvendo atos de corrupção e crimes eleitorais, que agora também já ameaçam atingir a presidente Dilma Rousseff (PT).

Neste sentido, caberá à sociedade redobrar a atenção para atuação de Wellington César à frente do Ministério para evitar interferências indevidas na condução dos processos investigatórios e assim evitar que os avanços no combate à corrupção sejam refreados em favor de interesses partidários. Havemos de reconhecer que, até hoje, as tentativas de coibir a banalização de práticas corruptas nunca haviam alcançado tamanha repercussão no País, acostumado com o ambiente de impunidade motivado por décadas de inexistência de leis específicas de combate a esse tipo de crime.

Mesmo que ressaltando a importante contribuição da imprensa, por meio da fiscalização e denúncia de inúmeros casos de negociatas, favorecimentos ilegais e uso indevido do poder constituído, a imagem do Brasil ainda é formada pelos traços marcantes habitualmente atribuídos às nações do terceiro mundo, onde a cultura da corrupção se sustenta sobre a ideia de representar uma mera consequência resultante da pobreza e desinformação da população.

Os danos gerados pela corrupção vão além dos prejuízos causados diretamente aos cofres públicos das administrações lesadas. A desconfiança e as dúvidas geradas por desvios de propósitos desestimulam as boas práticas administrativas e de conduta na atividade pública, uma vez que, pelo que se pode abstrair da realidade atual, somente os desvios éticos estão sendo aquinhoados com as benesses oferecidas pelo poder. Combater com rigor os atos corruptos, a partir da condenação moral e a aplicação de severas punições aos corrompidos e corruptores, é o único caminho viável para elevar a imagem de credibilidade do País e, sobretudo, ressaltar os valores éticos e de honestidade que obrigatoriamente devem permear as administrações públicas. Espera-se portanto do novo ministro uma atuação isenta e alinhada aos reais interesses da população que, mais do que nunca, deseja interromper um ciclo de ilicitudes que, lamentavelmente, se tornou corriqueiro e já se caracteriza como característica pejorativa da cultura nacional.

Humberto Challoub
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.