Jogo de xadrez | Boqnews
Urna eletrônica/Foto: Divulgação Eleições 2018

Opiniões

03 DE ABRIL DE 2020

Jogo de xadrez

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ainda que a população esteja mais preocupada com o Covid-19, os políticos estão de olho nas eleições de outubro, que ocorrerão a exatos 6 meses (4 de outubro).

Com o fim da janela partidária, encerrada na sexta (3), muitos políticos pularam de barco, de olho nas chances eleitorais. Afinal, após as declarações da ministra do TSE, Rosa Weber, de que ainda é cedo para alterar o calendário eleitoral em razão do coronavírus, a legislação está mantida.

Jogo de xadrez II

 

Assim, alguns partidos que não tinham nomes no Legislativo santista passaram a ter representantes. É o caso do PSL, com a entrada do presidente da Câmara, Rui de Rosis (ex-MDB).

E do Podemos, que atraiu Fabrício Cardoso (ex-PSB).

Jogo de xadrez III

Nesta lista, inclui-se também o DEM, que conta com a chegada de Bruno Orlandi (ex-PSDB).

Emblemático I

A mudança mais emblemática, porém, é a saída do líder do Governo no Legislativo, Adilson Jr, que deixou o PTB e embarcou no Progressistas, junto com seu colega, Zequinha Teixeira, ex- PSD, que também já havia perdido Braz Antunes, que retorna à suplência com a volta de Hugo Dupree (ex-Fupes).

Portaló

Aliás, eram 8 edis interessados em migrar para a legenda, que até então só tinha a vereadora Audrey Kleys no Legislativo.

Mas só dois tiveram permissão para adentrar ao barco-11 (número do partido).

Na área

 

Afinal, o Progressistas é o partido do deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Kenny Mendes.

O curioso é que Adilson Jr sempre se colocou como fervoroso defensor de Rogério Santos, o candidato oficial da Administração.

Mudando o jogo

Assim, esta mudança no jogo sinaliza claramente uma futura composição entre o deputado estadual com a Administração Municipal, em uma eventual dobradinha Kenny-Rogério.

Castelo de areia

Se isso se confirmar, cai por terra a proposta surgida durante reunião da base governista para a formação de uma chapa situacionista PSDB-Progressistas, envolvendo Rogério Santos na cabeça de chapa e Audrey Kleys, como vice, que teria o aval do prefeito Paulo Alexandre e do deputado Kenny.

Até as prévias

Na realidade, seis partidos já bateram o martelo para apoiar Kenny e um sétimo namora, no caso o PSDB. E

sta decisão definitiva será tomada apenas faltando algumas semanas para as prévias das agremiações partidárias, em junho ou julho.

Voltas que a política dá

Se isso se confirmar, por ironia do destino, o mesmo PSDB santista que pediu a expulsão de Kenny Mendes quando ele trocou de partido em 2018, hoje o corteja em eventual apoio às eleições municipais.

Fico

No vai-e-vem eleitoral, muitos permanecerão onde estão, como Benedito Furtado (PSB) e Sadao Nakai (PSDB). O ex-deputado e prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que recebeu convites para mudar de legenda, também permanece.

“Vou seguir lutando no PSDB. Penso que partido político é alinhamento de pessoas em torno de ideias e de não de circunstâncias”, declarou.

Fico II

“Estou em sintonia com as principais lideranças do PSDB de São Paulo, e na Câmara dos Deputados pude trabalhar junto a quadros de grande qualidade e expressão da bancada paulista, com os quais mantenho proximidade o que me permite contribuir para a construção de um País melhor”, enfatizou o ex-prefeito, sempre um nome cotado para disputar o pleito.

Baixa

Outro que retorna ao Legislativo é o ex-secretário de Gestão, Cacá Teixeira (PSDB). O Diário Oficial de sexta (3) publicou a sua saída do cargo, assim como o de secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, e do diretor de Marketing da Fupes, Paulo Miyashiro.

Nesta sexta (3) encerrou o prazo para ocupantes de cargos comissionados permanecerem nas funções se quiserem disputar as eleições.

Situação de rua

 

Preocupada com a situação dos moradores de rua da cidade, a vereadora Telma de Souza ingressou com ação no Ministério Público de São Paulo (MP/SP).

A parlamentar denuncia o descaso do Poder Público municipal com a população em situação de rua, a respeito de medidas emergenciais para proteger o segmento do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

No cargo

O Diário Oficial de quarta-feira trouxe a aposentadoria da servidora Cristina Barletta, que foi renomeada no mesmo dia como secretária de Educação do Município.

Quem responde?

Será que os políticos e assessores vão reduzir seus salários e benesses em tempos de pandemia, enquanto a população sofre os efeitos financeiros?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.