Projeto do túnel em Brasília | Boqnews

Opiniões

09 DE JUNHO DE 2023

Projeto do túnel em Brasília

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Presidente Anderson Pomini (centro) vai expor o projeto na Câmara dos Deputados. Foto: Fernando De Maria

Projeto do túnel em Brasília

O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, apresenta o projeto do túnel entre Santos e Guarujá na Comissão de Transportes e Infraestrutura da Câmara dos Deputados nesta terça (13).

Assim, o objetivo é mostrar aos parlamentares a importância da obra, a maior em termos de infraestrutura do País para os próximos anos.

Se sair do papel, será o primeiro túnel submerso no Brasil.

Dragagem

Durante coletiva à Imprensa na última terça (6), Pomini também ressaltou que a autoridade portuária pretende ampliar o prazo do contrato dos atuais 2 para 10 anos para agilizar o processo de dragagem no Porto de Santos.

Dessa forma, a meta é atingir o aprofundamento de 16 metros até chegar aos 17 metros necessários para acesso de grandes embarcações.

Diferença entre a faixa de areia e a calçada é crescente. Foto: Nando Santos/Arquivo

Impacto ambiental

Mas o processo também dependerá dos impactos ambientais, como a perda de faixa de areia nas praias de Santos.

Assim, ocorrerão simulações matemáticas que ajudarão a defini-los.

Para tal, a autoridade deve firmar parcerias com a Unicamp e o próprio INPH – Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias.

Assim, pesquisadores da Unicamp foram responsáveis pelos estudos de implantação das ecobags na Ponta da Praia.

Empresa vai realizar novo concurso público para o próximo ano. Foto: Divulgação/Porto de Santos

Hora extra

Assim, como a gestão anterior da Autoridade Portuária apostava na privatização, cerca de 400 funcionários da empresa aceitaram o PDV – Plano de Demissão Voluntária.

Dessa forma, faltam profissionais em diversos setores, obrigando alguns a trabalharem até aos finais de semana.

Dessa forma, a estatal irá promover concurso público, cujo edital está previsto para o próximo ano.

 

Projeto polêmico de volta

Após quatro meses da aprovação em primeira discussão, o projeto que homologa uma série de benefícios ao seleto e unido grupo de procuradores do Município, o PL voltou à pauta e quase foi votado.

Mas diante de uma série de questionamentos de edis, como Benedito Furtado (PSB) e Débora Camilo (PSOL), foi retirado pelo líder do governo, Adilson Jr (PP).

Assim, deve-se cumprir o que preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil, segundo a emenda do edil. Foto: Divulgação

Breque nos pedidos

Furtado apresentou cinco emendas ao projeto, com destaque para duas onde haverá necessidade de transparência nos pagamentos dos valores das sucumbências pagas aos procuradores com obediência “ao limite previsto no inciso XI artigo 37 da Constituição”.

Dessa forma, com a retirada da pauta, a proposta deve voltar apenas no 2º semestre.

 

Grupo distinto

Assim, no projeto dos procuradores, uma parte da sucumbência seria destinada ao complemento em até 10% ao limite do teto dos ministros – não pode superar 90,25%.

Ou seja, pela proposta original, o seleto grupo poderá receber benefício de R$ 3.760,00 como auxílio-alimentação (seis vezes mais que os demais servidores) assim como de auxílio-saúde no mesmo montante, valores não deduzidos do Imposto de Renda.

Sem contar férias e 13º.

Ex-prefeito de Cubatão, Nei Serra, está sendo procurado por partidos políticos. Foto: Divulgação

Sondagem

Prefeito de Cubatão em três ocasiões, Nei Serra, 80 anos, tem sido sondado por partidos para voltar ao cargo nas eleições do próximo ano.

 

Na vitrine

Legendas como Republicanos, MDB, Podemos, PT e PSD terão participarão importante no processo eleitoral em Santos, ainda que não estejam necessariamente na cabeça de chapa.

A conferir

Quem responde?

Será que…

ao invés defender causas próprias, os procuradores de Santos não deveriam defender interesses da Cidade com o mesmo afinco?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.