Um ano depois | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

12 DE MARÇO DE 2021

Um ano depois

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ninguém imaginaria que após um ano da chegada do coronavírus no Brasil, o País viveria um momento tão delicado, com recorde de mortes e pessoas falecendo por falta de atendimento hospitalar.

Tempestade perfeita I

Uma soma de fatores contribuiu para este cenário preocupante, onde o Brasil já ultrapassou 270 mil mortes. A nova cepa do vírus, muito mais contagiosa, a demora na aplicação de vacinas e a falta de cuidados das pessoas, ignorando as recomendações básicas, como uso de máscaras e o distanciamento social forma o tripé.

Tempestade perfeita II

Este triste cenário foi descrito pelo ex-ministro da Saúde, o médico infectologista e deputado federal Alexandre Padilha, que participou do Jornal Enfoque de terça (16). Padilha lembrou que em 2009, na epidemia da H1N1 (gripe suína), com 53.797 casos e 2.141 mortes, o governo chegou a comprar 83 milhões de doses e 92 milhões de brasileiros foram imunizados (42% da população à época).

Absurdo

Enquanto a população enfrenta a partir de segunda (15) a mais dura fase de restrição em São Paulo, a votação da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa está mantida de forma presencial. Não bastasse, cada deputado (são 94) poderá autorizar o acesso de três assessores, totalizando quase 400 pessoas circulando pelo Palácio 9 de Julho no mesmo dia.

Absurdo II

Sem contar os profissionais de apoio à eleição, equipes de segurança, limpeza, imprensa e prestadores de serviço, além da equipe da TV Alesp. Ou seja, no mesmo dia que as regras mais rígidas passam a valer para a população, a casa do Poder Legislativo paulista vai concentar quase 800 pessoas.

Zé Gotinha

O personagem Zé Gotinha, criado em 1986, para estimular a aplicação de vacinas em crianças ganhou destaque nas redes sociais, após a coletiva do ex-presidente Lula, que questionou o sumiço do personagem. “Bolsonaro mandou ele embora porque achava que o Zé Gotinha era do PT”, disparou. O personagem explodiu nas redes sociais.

Deus mercado

Aliás, a coletiva do ex-presidente Lula teve uma curiosidade inusitada. No mesmo dia, o dólar recuou 2,5% e a Bolsa subiu 1,3%. Quem diria…

Apoio restrito

Apesar de pertencer ao DEM, partido da base de apoio ao governador João Doria e do vice Rodrigo Garcia, o deputado estadual Paulo Correa não ‘morre de amores’ pelo governador. “Votei em Márcio França”, destacou. Sobre as eleições 2022, o parlamentar é claro: não apoiará o tucano.

Pena máxima

Sobre a decisão do Conselho de Ética da Alesp a respeito do deputado Fernando Cury (Cidadania), Correa foi enfático: pediria a cassação de mandato do parlamentar.

Eles de volta

Não bastasse o aumento de pacientes diagnosticados com Covid-19, uma outra doença atinge a Baixada Santista, com crescimento de casos e mortes: a dengue e chikungunya. Os casos explodem e estão levando cada vez mais pacientes às unidades de saúde. “A situação é crítica”, reconhece o prefeito Rogério Santos. São Vicente já registrou duas mortes. Em Santos, são 60 casos confirmados de dengue e 84 de chikungunya. Outros mil testes aguardam resultados.

Compromisso

Em entrevista ao Jornal Enfoque, a vice-prefeita Renata Bravo se comprometeu a discutir soluções para o transporte municipal, com concentração de público e instalação de álcool em gel.

Quem Responde?

Quando…
as pessoas vão seguir regras simples no combate ao Covid, como uso de máscaras e distanciamento social?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.