Após muitas polêmicas, Copa América terá início neste domingo (13) | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

11 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Após muitas polêmicas, Copa América terá início neste domingo (13)

Jogo de abertura será entre Brasil e Venezuela no estádio Mané Garrincha em Brasília

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma das competições mais polêmicas nos últimos anos começa neste fim de semana, a bola ainda não rolou, mas a Copa América de 2021 já entrou para a história do futebol por uma série de razões.

Vale destacar que o torneio deveria ter sido realizado no ano passado, entretanto a pandemia da Covid-19 adiou o evento, que precisou ser remarcado.

A ideia inicial era que 12 seleções participassem da competição, sendo que a Austrália e o Catar foram convidados pela Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano. Contudo, os dois países desistiram de disputar a Copa América diante do agravamento da pandemia do coronavírus no início do ano. Apesar da desistência, a Conmebol garantiu a realização do torneio com a presença das 10 seleções sul-americanas que seriam divididas em dois grupos, com sedes na Colômbia e na Argentina.

Porém, os protestos violentos na Colômbia e a grave situação da pandemia na Argentina mudou o rumo da competição que estava ameaçada de não acontecer. Só que tudo mudou no dia 31 de maio, quando a Conmebol pediu ajuda para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que consultou o Governo Federal sobre a possibilidade do evento ser realizado no Brasil e a resposta foi positiva por parte do poder Executivo. A partir deste momento, se instaurou uma polêmica sem fim que ultrapassou os limites do futebol.

As polêmicas

Logo quando o Brasil foi anunciado sede da Copa América, uma série de questionamentos ganhou os noticiários esportivos, inclusive muitos jornalistas do Grupo Globo se posicionaram contra a competição por conta da situação da pandemia no País, alguns se exaltaram, como o narrador Luís Roberto.

As discussões ganharam destaque nas redes sociais. Muitas pessoas questionaram a realização de outros campeonatos, citando que as opiniões sobre a Copa América foram com viés político. A polarização ficou evidente e o torneio ganhou o centro das atenções não só no mundo esportivo.

O primeiro grande problema para a Conmebol foi decidir as sedes com menos de três semanas para o início da competição. Muitos governadores impediram que os jogos fossem realizados nos seus respectivos estados, como em São Paulo, por exemplo. Assim, a entidade definiu quatro sedes: Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro.

Seleção

Os jogadores da Seleção Brasileira e a comissão técnica se posicionaram contra a realização da Copa América no Brasil, além de não gostarem da postura da CBF na condução do diálogo.

A situação só se amenizou, na última segunda-feira (7), quando os atletas confirmaram a participação no torneio, mas lançaram um manifesto após a partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias. Vale destacar que além das questões no futebol e política, a CBF viveu um momento turbulento nas últimas semanas.

O presidente Rogério Caboclo foi afastado do cargo por 30 dias pelo Conselho de Ética da entidade, após cometer assédio moral e sexual. O vice-presidente coronel Nunes assumiu a função de forma provisória e garantiu a permanência do técnico Tite, após boatos de sua demissão.

Apesar do ótimo desempenho nas Eliminatórias, Tite foi criticado por uma parte de torcida brasileira por conta de seu posicionamento/ Foto: Divulgação/CBF

Futebol

Com tantas polêmicas fora de campo, o futebol ficou quase em segundo plano. O jogo de abertura da Copa América será neste domingo (13) entre Brasil e Venezuela no estádio Mané Garrincha, em Brasília, com transmissão do SBT.

A Seleção Canarinho está no Grupo B da competição, ao lado da própria Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. Já no Grupo A, estão: Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai. É importante frisar que apenas o último colocado de cada grupo não avança para as quartas de final.

Atual campeão e com um desempenho fantástico nas Eliminatórias, o Brasil é o favorito para conquistar o título. Mas a Argentina está focada para quebrar o tabu de 28 anos sem o título. Enquanto, o maior campeão da competição com 15 taças, o Uruguai, quer aumentar ainda mais sua galeria. Colômbia, Equador e Chile correm por fora, porém no futebol tudo pode acontecer. Na última edição, por exemplo, o Peru conseguiu chegar na final.

 

Estádio Mané Garrincha será palco de abertura da Copa América/ Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.