Avião cai com a equipe da Chapecoense e 76 morrem | Boqnews
Foto: Divulgação

Tragédia

29 DE NOVEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Avião cai com a equipe da Chapecoense e 76 morrem

O avião com a delegação, jornalistas e diretoria da Chapecoense iria para a Colômbia, onde a equipe jogaria contra o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul Americana.

Por: Com Agência Ansa
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Equipe catarinense viajava para a Colômbia, onde disputaria a final contra o Atlético Nacional pela Sul Americana.

Equipe catarinense viajava para a Colômbia, onde disputaria a final contra o Atlético Nacional pela Sul Americana. Foto: Divulgação

Um avião que levava o time da Chapecoense, de Santa Catarina, caiu na Colômbia na madrugada de hoje (29), informou o Aeroporto José María Córdova, de Rionegro. A equipe seguia para Medellin, onde iria disputar amanhã (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.

De acordo com uma postagem no Twitter do aeroporto, a aeronave, com matrícula CP 2933, caiu na região da província de Antioquia. Das 81 pessoas – jogadores, comissão técnica, diretoria, jornalistas e tripulantes – 76 morreram, segundo relatos da polícia colombiana. Os sobreviventes são os jogadores Danilo, Jakson Follmann e Alan Ruschel; a comissária Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel. Eram 72 passageiros e nove tripulantes.O aeroporto acompanha a situação no Twitter e diz que as condições climáticas dificultam o acesso ao local da queda, que só pode ser feito por terra. Equipes de resgate estão no local.

No texto divulgado no Twitter, o aeroporto informou que a torre de controle recebeu às 22h [hora de Bogotá] comunicado do piloto de que o avião, da empresa Lamia Corporation, procedente de Santa Cruz de la Sierra, estava em situação de emergência, entre o município de La Ceja e La Unión, com falhas elétricas.

Imediatamente, foram mobilizados o Comitê Operativo de Emergência, com a presença de funcionários da prefeitura de Rionegro, da Polícia Aeroportuária, Força Aérea Colombiana, de bombeiros e autoridades.

 

Pouso forçado

O avião era um British Aerospace 146, gerenciado pela companhia boliviana Lamia.

Ele teria desaparecido do radar e feito um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión. Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

Ele teria, inclusive, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão. O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite.

 

Aguardo oficial

A Associação Chapecoense de Futebol divulgou nota, em sua página no Facebook, por meio do seu vice-presidente Ivan Tozzo, em que informa que o clube só se pronunciará sobre o acidente com o avião que levava o time para jogar amanhã (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, na Colômbia, contra o Atlético Nacional, depois que as autoridades colombianas se pronunciarem oficialmente sobre o desastre.

“Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, por meio de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão com a delegação”.

O avião com a delegação da Chapecoense decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite ontem (28), onde no domingo (27) a equipe jogou contra o Palmeiras. O técnico Caio Jr, inclusive, chegou a participar de programas de TV na ESPN na noite de domingo e ontem, no Bem Amigos, da SporTV.

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou hoje (29) nota à imprensa manifestando consternação com a queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados. O time catarinense se dirigia à cidade de Medellín, na Colômbia, para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.

“Estamos em contato com a Conmebol [Confederação Sul-Americana], autoridades locais e representantes do clube em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro. Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo”, diz a nota.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.