Campanha em Santos incentiva o descarte correto de medicamentos | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

meio ambiente

20 DE OUTUBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha em Santos incentiva o descarte correto de medicamentos

Descarte adequado de medicamentos ajuda a proteger o meio ambiente

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apresenta que o estuário de Santos, é um dos locais mais contaminados por microplásticos do mundo atualmente.

Durante participação no programa Jornal Enfoque, o secretário de Meio Ambiente de Santos Marco Libório contou que é preciso observar quando há o mutirão de areia em Santos, ainda nota-se pellets (materiais plásticos que derivam da matéria prima do plástico).

De acordo com Libório, esse problema está relacionado com a logística da produção do plástico. “Precisamos rever essa questão da logística da produção do plástico. Por exemplo, durante a pandemia, onde não havia presença de banhistas nas praias, ainda encontrávamos pellets em Santos. Isso indica que é um problema sério de logística que precisa de correção”.

 

Educação ambiental

Com o mar tão vasto e importante para a questão do meio ambiente na cidade de Santos, é fundamental o cuidado dos munícipes. “Eu faço um apelo especial ao santista que venha com a gente nessa educação ambiental, que dê o bom exemplo de não jogar o lixo na praia, nas ruas, para que a gente possa colocar essa percepção. O turista chegou no período de temporada, só que ele precisa perceber que cuidamos da nossa casa, é fundamental, assim ele soma as ações de cuidado conosco”, cita Libório.

Tratando-se de educação ambiental, é importante mencionar que a Prefeitura de Santos lançou campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos, agulhas e seringas, os chamados materiais perfurocortantes.

Agora, medicamentos vencidos ou não utilizados poderão ser depositados em urnas específicas em qualquer farmácia privada de Santos. Já as farmácias das policlínicas receberão os medicamentos vencidos ou não utilizados e também materiais  perfurocortantes, como agulhas e seringas.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, a iniciativa visa trazer mais clareza aos munícipes, já que muita gente desconhece o perigo que é descartar medicamentos com vencimento ou materiais perfurocortantes no lixo comum.

“Por falta de conhecimento, muitas pessoas jogam medicamentos vencidos ou o que sobra de algum tratamento no lixo comum. Esse material vai para o Aterro Sanitário, o que traz risco não só à saúde da população, mas também ao meio ambiente, contaminando o lençol freático e podendo chegar a mares, rios, oceanos”, ressalta.

Além disso, para conferir os postos de coleta de perfurocortantes e medicamentos, acesse o site da Prefeitura.

Cuidados

Vale ressaltar que agulhas e seringas devem ser devidamente embaladas em garrafas plásticas fechadas ou caixas de papelão tampadas antes de serem encaminhadas às policlínicas, já que podem machucar quem manuseá-las. “Este tipo de resíduo é infectante e é imprescindível que o seu descarte seja em local seguro e com condições de receber esse resíduo. Por isso, as policlínicas são os únicos pontos de coleta deste tipo de material na Cidade”, garante o secretário de Meio Ambiente.

Medicamentos, cartelas de comprimidos, remédios líquidos como xaropes, por exemplo, não devem ser jogados no ralo ou no vaso sanitário, pois podem contaminar o meio ambiente.

Caberá à Prefeitura fazer a retirada destes materiais das policlínicas.

Desse modo, garantindo desta forma o transporte seguro e a destinação ambientalmente adequada aos resíduos provindos de serviços de saúde.

 

Lixos

Segundo a Prefeitura de Santos, a separação dos materiais recicláveis para o descarte correto deve ser feita em casa ou no comércio. Os recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos) devem ser acondicionados e deixados na porta, no dia da Coleta Seletiva. Vidros quebrados devem ser cuidadosamente embalados para evitar acidentes com os coletores. Os itens que não são recicláveis estão na página da Semam.

Além disso, produtos de saúde perfuro-cortantes devem ser embalados e entregues em unidades de saúde. Remédios vencidos e embalagens, nas farmácias. Eletroeletrônicos e restos de produtos químicos, como tintas, nos pontos de venda. Todos fazem parte da Logística Reversa (lei federal 12.305) e são de responsabilidade da indústria.

Assim como, para saber o horário do lixo doméstico, basta acessar https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/coleta-de-lixo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.