A Mostra “Batom, Lápis e TPM” deu início, no último domingo (19), a programação dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Sendo assim, criada em 2011, a mostra reúne obras de mulheres e nesta edição conta com uma única representante da Baixada Santista, a designer visual Márcia Okida.
Portanto, designer há mais de 30 anos, Okida conta que a inspiração foi homenagear grandes mulheres e que a expectativa era ter uma obra selecionada.
Dessa forma, todas as três inscritas foram escolhidas para a exposição.
A exposição, gratuita, acontece na Casa do Povoador e é composta por cartuns, caricaturas, tiras, charges e esculturas produzidas por 33 artistas diferentes, apenas mulheres.
Além disso, ao todo foram 140 obras inscritas, 72 selecionadas de artistas de oito países.
“Ser selecionada para este salão tão representativo e com as três obras inscritas, foi uma grata surpresa. Como trata-se de um salão para artistas mulheres quis participar com três grandes mulheres brasileiras criadas no meu estilo minimalista e com a força das cores em artes de Elza Soares, Maria Bonita e Carmem Miranda (considerada brasileira), representando a garra, o empoderamento e a arte da mulher brasileira”, explica Márcia Okida.
Realizada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e pelo Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CDHU), a exposição foi criada em 2011 com o propósito de estimular a produção artística e dar espaço para artistas, amadoras ou profissionais, brasileiras e estrangeiras.
Onde fica?
Exposição “Batom, Lápis & TPM 2023”
Local: Casa do Povoador (Av. Beira Rio, Centro – Piracicaba)
Dia e horário: De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e aos finais de semana das 13h às 17h, até 17 de abril.
Ingresso: Entrada gratuita