Festival Santista de Teatro terá exibições em espaços alternativos e nas ruas | Boqnews
Foto: Divulgação

Cultura

30 DE AGOSTO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Festival Santista de Teatro terá exibições em espaços alternativos e nas ruas

Espetáculo ‘Cordel do Amor Sem Fim – Ou A Flor do Chico’ abre o evento nesta sexta-feira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir de sexta-feira (1º), Santos recebe a 65ª edição do mais antigo festival de artes cênicas em atividade no Brasil, o Festival Santista de Teatro – Festa.

Sendo assim, com realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, em parceria com o Sesc Santos e Secretaria de Cultura (Secult), o evento gratuito ocupa, até o próximo dia 7, salas de teatro, espaços alternativos e ruas da Cidade.

Dessa forma, com obras de variados gêneros e formatos, para o público adulto e infantojuvenil.

A programação conta ainda com workshop, lançamento de livro, ensaio aberto e outras atrações.

Sob o tema ‘65 Anos de Festa – Das Lutas de Pagu Até o Fomento ao Teatro’ o festival propõe um olhar sobre as novas possibilidades abertas para os coletivos teatrais.

Além disso, especialmente aqueles com pesquisa continuada, como a aprovação da ‘Lei Sérgio Mamberti’ de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos.

Além disso, reafirma sua história de pioneirismo e vanguarda, na figura de sua criadora, a escritora, ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu (1910-1962).

A noite de abertura do FESTA65 ocorre nesta sexta-feira, no Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).

Dessa maneira, terá a apresentação do espetáculo ‘Cordel Do Amor Sem Fim – Ou A Flor do Chico’, do grupo campineiro Os Geraldos.

Ademais, com dramaturgia de Claudia Barral e direção de Gabriel Vilela, um dos mais premiados e reconhecidos diretores da cena teatral brasileira.

Em circulação nacional, a montagem já foi assistida por mais de sete mil pessoas, incluindo apresentações no Festival de Curitiba, no Festival Cena Contemporânea (Brasília-DF). E no Tiradentes em Cena (MG), entre outros circuitos.

A escolha dos nove espetáculos que compõem a mostra regional do FESTA65 se deu por meio de curadoria coletiva, com participação de representantes dos 37 trabalhos inscritos.

Dessa forma, são eles: ‘Jantar Com Daddy’, de André Leahun (Santos), ‘Eu-Fêmea: Matiz Sob Silêncio E Vertigem’, da Incena Brasil (Cubatão), ‘Contr’A’taque’, da Equipe Plataforma (São Vicente), ‘La Monstrua’, de Danielle Lima (Guarujá), ‘EntrƎ’, da Cia PlástikOnírica (Santos), ‘Democraceria LTDA’, da Trupe Olho da Rua (Santos), ‘As Fuás’, da Bordallo Produções (Santos), ‘Terceiro Sinal’, da Casa3 (Guarujá) e ‘O Baú de Candoca’, do Teatro Experimental de Pesquisa – TEP (Santos).

Já a mostra estadual terá três espetáculos: ‘Circo Fubanguinho’, da Trupe Lona Preta (São Paulo-SP), ‘Do Outro Lado do Muro’, da Espontânea Cultural e Grupo Xingó (São Paulo-SP), e ‘O Vestido da Rainha’, da Cia. Bambolina (Paraguaçu Paulista-SP).

A programação paralela do FESTA65 reúne lançamento do livro ‘Parlapatões no Ato’, de Cuca Nakasone; intervenções de dança e artes urbanas do grupo Baixada Hip-Hop; workshop de canto com o ator, cantor e preparador vocal Marcelo Boffat; feira de gastronomia e artesanato do Coletivo Afrotu; as festas ‘A Praça É Nossa’ e ‘Baixada Vermelha’.

A produção do FESTA65 dedica esta edição à memória de Lizette Negreiros, Samara Faustino, Zé Celso Martinez Correia, Alexandre Maradei, Vall Carthom e Tanah Corrêa.

Além disso, a programação completa do festival pode ser conferida no  Festa65.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.