O futuro da moda aborda estilo e sustentabilidade | Boqnews
Foto: Divulgação

ETC

03 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

O futuro da moda aborda estilo e sustentabilidade

A moda consciente também destaca o empoderamento feminino através das roupas lembrando que se cuidar bem não é frescura, futilidade, se cuidar bem é amor-próprio.

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A moda é um ponto importante e que influencia o comportamento e estilo de vida de todos, em principal, das mulheres. Diante disso, a jornalista especializada em moda e estilo de vida Suzana Azar explica alguns pontos que merecem destaque na vida das mulheres.

Tendências do verão

Hoje as tendências de moda não são leis infalíveis e nem se resumem para uma única estação. No verão costumamos apostar em roupas com menos tecidos, muitos recortes, comprimentos curtos. Tops, shorts curtos, minissaias, vestidos com recortes assimétricos, tecidos leves e fluídos que sejam confortáveis.
“A moda é você quem faz, se conhecendo bem, sabendo seus gostos, sobre seu conforto, entre outros fatores. A moda consciente também é sobre ser quem você é! Seja você, valorize seu estilo, seu corpo, use a roupa ao seu favor. Hoje temos menos regras em relação às vestimentas por faixas etárias, se é casada ou solteira, se é mãe ou não. O importante é ser você e estar feliz consigo mesma”, ressalta Suzana.
Além disso, ela aborda que a única regra da moda da atualidade é não ter regra, é importante se autoconhecer e valorizar quem você é. Moda também é comunicação: através das roupas é possível se expressar e mais importante que seguir tendências. Saber reconhecer cada ciclo e trabalhar sua real imagem é melhor do que seguir tendências e muito mais sobre autoconhecimento e autoestima.

Cores que não saem de moda

Suzana menciona que cada um deve usar a roupa que desejar e que ache que realce a sua pele, mas ainda escutamos muito sobre as famosas cores básicas e neutras que em tese seriam sempre elegantes como preto, branco, azul marinho, cinza, tonalidades de pele, marrom. Se a pessoa se interessar pelo assunto cores nas roupas e objetos é bacana investir em uma consultoria de moda com uma profissional qualificada para verificar sua própria cartela de cores baseada em sua pele, o contraste, etc.
“Ah, mas se eu amo uma cor e ela não aparece na minha cartela? Socorro! Como resolvo? Se você investiu em uma boa consultoria para analisar sua cartela de cores ela te orienta a incluir a cor que você gosta em alguns looks trabalhando o contraste na maquiagem, no mix de cores, etc. A consultoria de imagem e de moda é mais sobre se autoconhecer, saber seus gostos, saber harmonizar seu gosto pessoal com suas características únicas. Não é sobre seguir regras ou cartelas de cores. É sobre harmonização e respeito a você e aos seus gostos também” explica.

Moda sustentável

A especialista em moda comenta sobre o trabalho com a moda sustentável. “Na Baixada Santista temos diversas marcas de moda autoral, consciente, regenerativa, principalmente em Santos e em São Vicente. Alguns exemplos bacanas são Biaquefez, Felichitta, Aline Cassiane Curzi, Supercicla, entre outras. E na região também são realizadas diversas feiras de economia criativa e circular”.

Empoderamento feminino

Ela ainda informa que a moda pode empoderar pessoas quando sabemos que roupas não existem apenas para cobrir corpos nus. “Moda é comunicação, é expressão, é imagem, é sobre respeitar e valorizar nossos corpos. Moda não é futilidade, pelo contrário, moda é ferramenta de empoderamento”.
As mulheres tendem a aderir a moda sustentável cada vez mais em seu dia a dia e sempre procurando novas opções e estilos.

Melhores combinações

Para trabalhar é importante conhecer as regras da empresa em relação a vestimentas e seguir o manual. Na dúvida se está exagerado, ousado, se é de bom tom ou não, Suzana explica para se vestir com uma opção mais básica e sem “erros” para os mercados de trabalho. Contudo, para sair ouse mais, seja você mesma, aposte no seu estilo, brinque com acessórios e roupas. Portanto, moda também é sobre diversão, a diversão de ser você mesma e criar a sua própria imagem visual respeitando seu jeito, seu corpo, seu estilo, valorizando seus pontos fortes, criando diferentes personagens de acordo com seus ciclos.

Moda ultrapassada

Nada mais ultrapassado que falar em moda ultrapassada. A moda está caminhando em passos lentos, mas a moda é não termos regras de moda, que seja mais diversa e inclusiva. “A moda é você quem faz, se conhecendo bem, sabendo seus gostos, sobre seu conforto, entre outros fatores. A moda consciente também é sobre ser quem você é! Seja você, valorize seu estilo, seu corpo, use a roupa ao seu favor. Hoje temos menos regras em relação às vestimentas por faixas etárias, se é casada ou solteira, se é mãe ou não. O importante é ser você e estar feliz consigo mesma”.
A jornalista aborda que a única regra da moda da atualidade é não ter regra, é sobre se autoconhecer e valorizar quem você é. Moda também é comunicação, pois as roupas servem de expressão no mundo e mais importante que seguir tendências e regras.
Portanto, trata-se de ser você e saber se expressar através das roupas e acessórios, inclusive considerando seus ciclos. “Mulheres são cíclicas e é normal termos gostos e necessidades diferentes em cada fase, saber reconhecer cada ciclo e trabalhar sua real imagem naquele momento é menos sobre seguir tendências e muito mais sobre autoconhecimento e autoestima”.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.