O Teatro Experimental de Pesquisas da UNISANTA retoma traz novamente aos ônibus da cidade o aclamado Projeto Limites – Dramaturgia para Ônibus Urbanos, com o espetáculo As Cirandas de Maria – Um Auto-Móvel de Natal.
O espetáculo As Cirandas de Maria foi criado pelo grupo especialmente para os festejos natalinos.
Ele narra de forma leve e festiva, por meio de rimas e cantorias, a busca de pastoras.
Provenientes do Egito, elas tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento do Deus menino.
Pelos caminhos, deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.
A encenação desenvolve-se a partir da apropriação de gêneros tradicionais da cultura brasileira que celebram tradicionalmente o ciclo natalino.
São eles: o Pastoril, Lapinhas e outras Cheganças, folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo.
As bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII.
No Brasil foram introduzidos pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.
O espetáculo será apresentado nos ônibus urbanos que trafegam pela orla da praia, e em algumas praças neste trajeto, neste sábado (23) e domingo (24), das 10 às 13 horas.
O percurso deverá ser retomado nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, nomesmo horário.
Nestes dias, o grupo sempre estará fazendo uma pausa para apresentações do espetáculo às 11h30 na praça em frente ao Aquário de Santos.

Evento cultural ocorrerá nos ônibus que circularão a orla da praia neste final de semana. Foto: Rodrigo Morales/Divulgação
Grupo As Cirandas de Maria
Com texto e direção assinados por Gilson de Melo Barros, coordenador do projeto, conta em seu elenco com a participação de Bruna Telly, como Maria; Déia Oliveira, Estrela guia; Ernani Sequinel, Anjo Gabriel e Gaspar.
E ainda: Márcia Marques, Melquior; Tales Ordakji, Baltazar, Paula D’Albuquerque, Pastora, e Camila Baraldi como a Mestra das pastoras e Narradora das ações a acontecer.
O trabalho conta ainda com figurinos de Lindalva Parolini, preparação vocal de Elisângela Lima e produção de Mauricio Garcia.
O grupo foi contemplado com um edital para fomento de apoio às manifestações tradicionais de cultura.
O apoio é do governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura do Estado.
Conta ainda com os apoios da Universidade Santa Cecília, Secretaria Municipal de Cultura e Viação Piracicabana.
Informações 99172-3122/99101-6134 (Gilson) ou [email protected]