Estande do Brasil na COP 27 permite fazer viagem virtual na Amazônia | Boqnews
Fachada do estande brasileiro na COP27. Foto: Ruben Naftali\Divulgação Secom

Meio Ambiente

07 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Estande do Brasil na COP 27 permite fazer viagem virtual na Amazônia

Estande do Brasil na COP 27 usa tecnologia para levar os visitantes a uma viagem de realidade virtual para a Amazônia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Brasil, que participará de todos os dias do evento, abriu oficialmente seu estande na COP 27 no último domingo (6) para recepcionar participantes estrangeiros.

Além de acompanhar as palestras e debates promovidos por especialistas da esfera federal e de outras entidades ligadas aos temas da conferência, cuja programação tem início nesta terça-feira (8), quem visitar a estrutura do Brasil terá a chance de fazer um tour pela Amazônia, um dos destaques da casa no Brasil em Sharm El-Sheik.

Por meio de óculos especiais, os visitantes serão levados a uma viagem de realidade virtual que permite visitar diversos pontos da Floresta Amazônica.

Eles navegarão pelas águas do Rio Amazonas, acompanharão trilhas abertas na floresta, visitarão uma típica residência ribeirinha e viverão a experiência de visitar o Observatório da Torre Alta da Amazônia (ATTO), um importante projeto de pesquisa, instalado no meio da floresta, a cerca de 150 quilômetros ao norte da capital Manaus.

Visitantes podem conhecer a floresta com o uso da realidade virtual. Foto: Ruben Naftali\Divulgação Secom

No centro do Observatório de Torre Alta há uma torre de aço de 325 metros de altura, maior do que a Torre Eiffel, em Paris.

A estrutura do centro de pesquisa para onde o visitante da COP 27 será levado também inclui duas outras torres de 80 metros de altura, além de diversos laboratórios em contêineres e um acampamento para acomodar os cientistas e técnicos que lá trabalham com o objetivo de expandir nosso entendimento da Floresta Amazônica e suas interações com o solo abaixo e a atmosfera.

O estande do Brasil conta ainda com o espaço interativo Green Energy, uma área imersiva repleta de telões de led de última geração, onde será possível experimentar sensações ligadas às fontes de energia limpa amplamente utilizadas no Brasil – vento (eólica), calor (solar) – além do barulho do mar, para representar a eólica offshore, aquela gerada pelo vento que sopra em alto mar e que se configura em um campo de imenso potencial de geração de energia limpa para o país nos próximos anos.

A casa do Brasil na COP 27 abriga também uma área de recepção, um estúdio para a realização de palestras presenciais e online com interação direta com o Brasil, além da área onde serão realizados os painéis. Toda a estrutura dispõe de sistema de tradução simultânea para inglês e português.

Pautas principais

O exemplo brasileiro na geração de energia é um dos principais temas que a delegação nacional apresentará durante a COP 27 no Egito.

O Brasil já se destaca por possuir uma das matrizes mais limpas do mundo e atualmente sua matriz elétrica atinge 85% de fontes renováveis, contra uma média de 28% do restante do planeta.

Em Sharm El-Sheik o país vai além e apresentará ao mundo sua vocação para a instalação de eólicas offshore, cujo potencial de geração de energia chega a 700 gigawatts.

A força do país no campo da agricultura sustentável é outro ponto de destaque na COP 27. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deverá bater mais um recorde na produção de grãos, com expectativa de atingir 312,4 milhões de toneladas na safra de grãos 2022/2023.

O trabalho de tecnologia reversa também será apresentado. O Brasil é o recordista mundial na reciclagem de latas de alumínio e se destaca também no trabalho desenvolvido com eletroeletrônicos, defensivos agrícolas, baterias de chumbo, óleo lubrificante e medicamentos, entre outros.

Painéis

O estande do Brasil terá seis painéis sendo realizados no primeiro dia de programação com os palestrantes.

Representantes do Governo Federal e outras entidades e organizações debaterão a Integração do Mercado Global de Carbono, o Futuro Verde na Mobilidade Urbana, a Rede de Governança, o Aperfeiçoamento do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Mercado de Capitais e Ativos Ambientais e o Projeto Escola +Verdes.

O estande do Brasil na COP 27 tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Com informações da Secom

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.