Pequenos negócios geraram 72% dos empregos do país em fevereiro | Boqnews
Foto: Pixabay pequenos negócios

Economia

27 DE MARÇO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Pequenos negócios geraram 72% dos empregos do país em fevereiro

O resultado do mês, de preenchimento de 125,2 mil postos de trabalho, é o melhor dos últimos quatro anos, segundo levantamento do Sebrae

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios em fevereiro representou 72,3% do total de vagas abertas no país. O dado foi revelado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

É o maior saldo registrado para este mês nos últimos quatro anos. Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), baseado nos dados do Caged, foram preenchidos 125, 2 mil postos de trabalho.

Resultado é quase três vezes e meia maior que o saldo apresentado pelas médias e grandes empresas (MGE). Elas, ao todo, somaram 36,5 mil.

“Esses empreendedores são o negócio do futuro. Os pequenos negócios geram emprego, dão resultado e transformam a realidade nas comunidades onde estão inseridos e no país como um todo, com renda e oportunidade”, afirma o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa.

Segundo o Caged, no total foram gerados 173.139 empregos formais celetistas em fevereiro, computando-se também o saldo das empresas da Administração Pública.

Além disso, as micro e pequenas empresas já acumulam no primeiro bimestre deste ano um saldo de 189,5 mil vagas.

Isso é 14% acima do mesmo período do ano passado. É também quase 17 vezes mais que o saldo acumulado pelas médias e grandes corporações nos primeiros dois meses deste ano.

Os pequenos negócios do setor de Serviços foram os que mais empregaram em fevereiro. Dessa forma, foram 75,8 mil postos de trabalho.

Destacaram-se nessa área os empreendimentos do segmento de Ensino, contratando 27 mil novos profissionais. Bem como as do ramo imobiliário, criando 18,5 mil novos empregos.

Setores

Considerando o primeiro bimestre, os pequenos negócios do setor de Serviços também foram os que mais contrataram. Foram mais de 117,4 mil vagas preenchidas.

Em segundo lugar, destacaram-se as MPE da Indústria de Transformação, com a criação de 53,2 mil postos de trabalho.

Entretanto, as empresas que atuam no Comércio registraram um saldo negativo de 27,9 mil de empregos, contra 31,9 mil demissões feitas pelas médias e grandes corporações.

Isso significa que que nesta área houve mais desligamentos do que admissões.

São Paulo foi o estado brasileiro em que as micro e pequenas empresas mais geraram empregos em fevereiro.

Foram 41,3 mil empregos, respondendo por 33% do total de postos de trabalho gerados pelas MPE no país nesse mês.

Em seguida, aparecem Minas Gerais (16,4 mil), Santa Catarina (10,8 mil) e Rio Grande do Sul (10,1 mil).

Em função disso, as regiões que se destacaram na criação de novas vagas em fevereiro deste ano foram a Sudeste (66,1 mil) e a Sul (31 mil).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.