Uma das cidades mais tradicionais para passar o Carnaval, Olinda aguarda milhões de visitantes.
Situada em Pernambuco, a cidade é o berço do maracatu e do frevo, e tem também como destaque os tradicionais bonecos de Olinda.
As figuras medem cerca de três metros e pesam aproximadamente 15 quilos. Representam pessoas ou famosos – Galvão Bueno, Michael Jackson, Frida Kahlo, personagens de séries, entre muitos outros.
A origem deles é europeia. Mas o reconhecimento deles na principal festa brasileira é também internacional. Assim, ganhando destaque no noticiário quando da realização das festas carnavalescas.
O pontapé no Carnaval de Olinda é dado com a agremiação Homem da Meia-Noite. É o mesmo nome dado a uma figura tradicional e carregada de misticismo na cidade.
Na edição de 2020, em celebração aos 88 anos do clube, o tema “Chover” promove reflexão acerca da preservação da água, cuja ausência de chuvas em regiões nordestinas tem preocupado a população.
A abertura da folia acontece oficialmente na quinta-feira de Carnaval (20). O encerramento comandado pelos Bonecos de Olinda tem concentração prevista para as 17h da terça-feira de Momo (25).
Em sites de reserva, ainda é possível encontrar acomodações para curtir a folia pernambucana, com valores de acordo com o perfil de cada folião.
Recife
Vizinha de Olinda e capital do estado de Pernambuco, Recife também é muito procurada para o Carnaval.
Além de muitas cores, ritmos e diferentes agitos, o Galo da Madrugada é o maior destaque da festa – considerado também o maior bloco carnavalesco do mundo.
Criado em 1978, o Galo da Madrugada reúne multidões já nas primeiras horas da manhã de sábado (22).
Aos intimidados pelo aglomerado de foliões – que reúne cerca de 2 milhões de pessoas por ano – o bloco oferece também a opção de camarotes.