Rio, cidade do carnaval espetáculo | Boqnews

Turismo

23 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Rio, cidade do carnaval espetáculo

Os carnavais do Nordeste são conhecidos por serem os que mais aproximam o público da festa em si. No entanto, embora tenha adotado ares de um grande evento de enfoque principalmente comercial, o carnaval do Rio de Janeiro é a grande referência da festa nacional ao redor do globo. Todo ano, pessoas não apenas do Brasil, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os carnavais do Nordeste são conhecidos por serem os que mais aproximam o público da festa em si. No entanto, embora tenha adotado ares de um grande evento de enfoque principalmente comercial, o carnaval do Rio de Janeiro é a grande referência da festa nacional ao redor do globo.





Todo ano, pessoas não apenas do Brasil, mas de todo o mundo, inclusive celebridades da música e do cinema, comparecem para acompanhar ao mais famoso desfile de escolas de samba do mundo, que este ano, ocorre nos dias 22 e 23 (domingo e segunda-feira, respectivamente) de fevereiro.

Os primórdios dessas festividades datam da década de 20, no pós-Primeira Guerra, quando começou a haver uma maior valorização à cultura negra, aliada às festas carnavalescas, em busca de uma identidade própria, brasileira. Foi nessa ocasião que começaram a surgir os primeiros grupos de samba, nos morros cariocas, e que passariam a desfilar nas ruas. Ali, esses grupos receberiam o nome de escolas.

Mas foi apenas por volta de 1950, com a entrada da classe média na festa, que ela adquiriu grande notoriedade, ainda que, mesmo antes, já chamasse atenção crescente do público, fazendo com que a Prefeitura local precisasse, constantemente, ampliar o espaço concedido aos curiosos. A festa secundária passava a ser a principal manifestação carnavalesca carioca, com escolas fortes e empurradas por fervorosas torcidas, visivelmente tão fanáticas quanto àquelas presentes em jogos de futebol.

A partir dos anos 60 e 70, o desfile das escolas de samba adotou ares cada vez maiores. Foi nessa ocasião que as agremiações abriram as portas para todas as pessoas, e não apenas componentes de sua comunidade, o que aumentou a procura pela festa. Nesse período, também, a mídia começou a transmitir o desfile para todo o Brasil, e se investiu em pacotes para que turistas viessem e acompanhassem as festividades.

Mas foi na década de 80 que, com o surgimento do Sambódromo, o carnaval do Rio de Janeiro, que já “patrimônio nacional” e um dos maiores responsáveis pela boa renda turística que o País adquiria, consolidava-se de vez. O projeto da Passarela foi desenvolvido por Oscar Niemayer, e permitia, além de um espaço cinco vezes maior para espectadores, que escolas públicas pudessem lá ser abrigadas e que um Museu do Carnaval fosse instalado.

Escolas para 2009
Para esse ano, doze escolas de samba estarão na disputa pelo título. O favoritismo, como sempre, fica com as agremiações tradicionais, como a Portela (maior campeã do carnaval carioca, com 21 conquistas), Beija-Flor de Nilópolis (11 títulos, sendo cinco nos últimos seis anos), e a Estação Primeira de Mangueira (uma das mais famosas escolas do mundo, detentora de 18 títulos no Rio). Ainda estão na disputa deste ano a Império Serrano, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Porto da Pedra, Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro.

No dia 22 (domingo), entram na Marquês de Sapucaí, na seguinte ordem: Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade, Beija-Flor e Unidos da Tijuca. No dia 23 (segunda), será a vez de Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz, Portela, Mangueira e Viradouro encerram os desfiles. Nos dois dias, o começo da festa está previsto para as 21 horas (de Brasília). A apuração ocorre como sempre, na quarta-feira (25) de cinzas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.