Desejo de emagrecer deve ser realizado com planejamento | Boqnews
Foto: Divulgação

Hábito

01 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Desejo de emagrecer deve ser realizado com planejamento

Persistência para obter os resultados almejados é a principal caracteristica para não desestimular

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As dores musculares acabam desestimulando os iniciantes. Essa questão deve ser equilibrada com planejamento sobre a intensidade das práticas esportivas

As dores musculares acabam desestimulando os iniciantes. Essa questão deve ser equilibrada com planejamento sobre a intensidade das práticas esportivas

O novo ano bate à porta e as pessoas planejam novas metas e objetivos para mudar os hábitos. Um dos desejos mais comuns é começar a praticar exercícios físicos para melhorar a saúde e diminuir o número do manequim.

Iniciar uma atividade física traz inúmeros benefícios à saúde. A sensação de bem-estar, a melhora na fadiga, além de ajudar a amenizar os problemas de pressão arterial. Essas são só algumas das virtudes que os exercícios trazem.

Os profissionais de educação física entram em consenso quando mencionam dicas para o emagrecimento: a disciplina e o planejamento a longo prazo são meios que surtem mais efeitos positivos.

No entanto, as práticas merecem cuidados especiais, principalmente para os iniciantes. Um treino mal elaborado e com intensidade demasiada pode configurar problemas musculares e lesões, como problemas no joelho, por exemplo.

O educador físico Antônio Salvador enfatiza a necessidade de o indivíduo realizar exames antes de começar exercícios de forma constante. “A primeira e imprescindível atitude é passar por uma avaliação médica para determinar a intensidade e carga com que se vai iniciar a prática regular de atividades físicas, lembrando que todo início deve ser controlado, com respeito às orientações técnicas e sem pressa para alcançar resultados”.

As dores musculares acabam desestimulando os iniciantes. Essa questão deve ser equilibrada com planejamento sobre a intensidade das práticas esportivas. Salvador comenta que os incômodos são inevitáveis.

“A carga de trabalho correta evita lesões e faz com que as dores sejam suportáveis e percebidas como respostas musculares ao trabalho físico. Podemos destacar alguns itens preventivos: tênis de qualidade, confortável e bem ajustado aos pés; postura correta na realização dos exercícios e repouso entre as sessões de atividades”, explica o educador físico.

A grande questão que aflige as pessoas é a continuidade das práticas de exercícios físicos regularmente no decorrer do ano. Com o tempo cada vez mais restrito com trabalhos e outras atividades, muitos desanimam e acabam preterindo os esportes.

Salvador diz que muitas pessoas desistem porque não estão preparadas para efetuar a nova rotina. “Normalmente, a pessoa começa com o discurso da mudança de hábito, porém, não prepara a agenda para a mudança, não adapta seu dia-a-dia para um espaço à atividade física, não está mentalmente preparado para o início dolorido, desgastante e até desestimulante. Então força de vontade e manutenção do roteiro são determinantes para o êxito”.

Além de beneficiar a estética, os exercícios ajudam a melhorar a resistência e a postura. Com a prática em regiões específicas do corpo, os incômodos são amenizados, como as dores nas costas.

Alongamentos ajudam a parte aeróbica e a relaxar a musculatura. Segundo o educador físico, atividades como pilates e a yoga são tendências para este verão e intensificam a resistência na postura da pessoa.

Alimentação

O educador físico ressalta que o indivíduo não deve deixar de se alimentar corretamente para ter resultados mais rápidos de emagrecimento, pois, na realidade, ele estará prejudicando sua saúde. “Uma alimentação equilibrada é ideal para a vida inteira para a pessoa fisicamente ativa ou sedentária. Portanto, sempre que falarmos em alimentação segurada, com cuidado nos eventuais excessos, estamos almejando benefícios para todos os momentos”.

Salvador também recomenda a ida ao nutricionista para ter um maior conhecimento sobre as refeições que podem ajudar nos treinos e no bem estar. “Se a pessoa que se propõe a iniciar uma vida mais saudável deve procurar orientação de um nutricionista. Ele receberá uma “cartela” de alimentos que são compatíveis com as necessidades”, destaca.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.