Alimento diferenciado | Boqnews

Vida +

16 DE ABRIL DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Alimento diferenciado

As dietas rápidas que prometem corpos esculturais sem sacrifício são bastante procuradas pelas mulheres. As capas de revistas estampam as mais diferenciadas delas: dieta do suco, iogurte, da fruta,da gelatina. Todas indicam redução de medidas em poucos dias.   A mais recente delas tem sido divulgada como ração humana, que consiste na mistura de vários […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As dietas rápidas que prometem corpos esculturais sem sacrifício são bastante procuradas pelas mulheres. As capas de revistas estampam as mais diferenciadas delas: dieta do suco, iogurte, da fruta,da gelatina. Todas indicam redução de medidas em poucos dias.  

A mais recente delas tem sido divulgada como ração humana, que consiste na mistura de vários ingredientes, entre eles, a aveia, linhaça, gérmen de trigo, cacau, guaraná, gelatina e leite de soja, todos em consistência de pó que compõem este novo alimento. 

Rico em fibras, o que mais atrai os adeptos à ração é a promessa da perda de peso em poucas semanas (cerca de oito quilos em um mês).
Para que a dieta surta os efeitos desejados, a indicação é que a mistura substitua uma das refeições mais importantes do dia: o café da  manhã ou o almoço.“Essa mistura poderia servir como um lanche, por exemplo, agregado à alimentação (com as medidas adequadas para cada pessoa).

Mas, jamais substituir refeições importantes. Ela não contém todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada, pois oferece apenas fibras”, afirma a nutricionista Nathália Guedes. 

A profissional explica que o composto gera uma sensação de saciedade elevada, pois é composto por grãos ricos em fibras (substância responsável por essa sensação). A falta de fome, consequentemente, faz com que a pessoa consuma uma quantidade menor de alimentos. “A pessoa não emagrece porque está comendo corretamente e, mas porque está comendo pouco. Assim que ela parar de comer a ração e retornar à alimentação normal, ela ganhará peso novamente”, indica. 

Os ingredientes são comprados em lojas de produtos naturais e o consumidor prepara a mistura  sozinho, de acordo com as medidas indicadas na receita. A ração pode ser misturada ao leite ou iogurte. Nathália comenta que a ração humana  já pode ser encontrada em redes de supermercado populares e alerta para esses produtos. 
“De acordo com análises feitas por laboratórios, muito deles não oferecem a quantidade de fibras indicada no rótulo. Algumas não oferecem nem mesmo a metade”, alerta.

Fibras
O consumo adequado de fibras garante um bom funcionamento do intestino e a saúde em geral. Compostos de origem vegetal, as fibras são encontradas em hortaliças, frutas e grãos. Elas ajudam a manter os movimentos do intestino regulares e também a reduzir o colesterol ruim do corpo.  

Apesar dos benefícios que as fibras oferecem, a ingestão da ração humana não é o suficiente para garantir a quantidade de fibra  ideal para uma dieta diária.  O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, por exemplo, recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. 
O brasileiro das grandes cidades ainda está longe desta meta, pois segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas. “A melhor maneira de consumir a quantidade recomendada de fibras é ingerindo frutas, hortaliças e grãos”, comenta a nutricionista. 

Cuidados
A substituição das refeições pela ração humana pode trazer malefícios ao organismo, quando consumida a longo prazo. “Existem outros nutrientes além das fibras, como o carboidrato e a proteína, que são fundamentais para uma dieta saudável e balanceada”, indica. 

Segundo Nathália, a falta dessas substâncias no organismo pode causar anemia e fraqueza, dentre outras doenças.  “As pessoas têm preguiça de aprender a comer corretamente e procuram sempre métodos rápidos”, critica. 

A ausência dos nutrientes necessários faz com que os músculos fiquem fracos e o corpo sofra com a falta de energia. A falta de vitaminas também diminui as defesas do corpo e aumenta a degeneração muscular.

Outro cuidado com o consumo da ração humana refere-se aos diabéticos. Eles precisam evitar o açúcar mascavo, o cacau em pó e o guaraná, ingredientes presentes na mistura.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.