Uma série de atividades estão programadas dentro das comemorações dos 98 anos da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
Por sua vez, a entidade completa 98 anos neste domingo (28).
Assim, além de cursos oferecidos (leia mais aqui), haverá uma ação nas praias de Santos neste sábado (27) voltada aos ambulantes.
Ao todo, uma equipe de 40 cirurgiões dentistas percorrerá as praias de Santos a partir das 9h, na Campanha de Prevenção ao Câncer Labial voltada aos profissionais que atuam na faixa de areia no Município.
Dessa forma, por estarem expostos ao sol cotidianamente, os ambulantes estão entre o público mais vulnerável a desenvolver câncer labial, mas nem todos se protegem de forma correta.
Assim, no caso de um diagnóstico de uma lesão ser tardio, o prognóstico é desfavorável, resultando em tratamentos mutilantes, paliativos e de alto custo coletivos.
Por outro lado, quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais, o câncer labial pode ser considerado curável.
Os profissionais de Saúde Bucal vão percorrer a praia, entre o Novo Quebra-Mar, no José Menino, e o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, abordando os ambulantes, distribuindo material explicativo com cuidados de prevenção e proteção e uma avaliação da condição labial será realizada.
Assim, a ação contará ainda com uma unidade móvel localizada no canal 3 com a praia.
Dessa forma, os ambulantes com lesões observadas no lábio poderão fazer exames de diagnóstico.
E assim, iniciar o tratamento imediatamente ou receberem encaminhamento para tratamento.
Dados
Periodontista que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caio Roman-Torres conta que nessa mesma ação, realizada nas praias de Santos em 2019, foram entrevistados 140 ambulantes, sendo verificadas 45 lesões.
No ano passado, a pesquisa foi feita em Guarujá e, dos 180 abordados, 40 apresentaram alguma lesão no lábio.
Assim, o periodontista destaca que o câncer labial tem como primeiro sintoma o ressecamento dos lábios e, posteriormente, o surgimento de feridas.
“O uso de álcool e tabaco também contribui para o surgimento deste tipo de câncer”, ressalta.
Dessa forma, a prevalência é maior nas pessoas acima de 40 anos e entre homens (cerca de 80% dos casos).

José Mario Baldo, 1º vice-presidente da ACDBS, e Braz Antunes Neto, presidente do CROSP, participaram do Jornal Enfoque, apresentado pelo jornalista Francisco La Scala. Foto: Carla Nascimento
Apoiadores
A Campanha é uma realização da Universidade Santo Amaro e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, do Conselho Regional de Odontologia-SP (Crosp).
Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS).
Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) e Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infantojuvenil (Abraccii).
Para falar sobre o aniversário da entidade, o trabalho de atuação do CROSP, que está executando pesquisa junto aos profissionais no Estado de São Paulo.
Além disso, ações desenvolvidas pela categoria.
Os cirurgiões dentistas, Braz Antunes Neto, presidente do CROSP, e também o primeiro-vice-presidente da ACDBS, José Mario de Mattos Baldo participaram desta sexta (26) do Jornal Enfoque