Cães são os que mais sofrem com os fogos | Boqnews
Foto: Reinaldo Campos

Mundo Pet

22 DE DEZEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Cães são os que mais sofrem com os fogos

Barulhos acima de 60 decibéis podem resultar em estresse psicológico e físico aos cães

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Fim de ano apresenta diversas tradições, como a escolha das cores das roupas, pular sete ondas e dar presentes, por exemplo. Assim, uma delas que preenche a comemoração do Réveillon é a queima de fogos.

Porém, a preocupação que fica é quanto aos animais, que sofrem durante este momento. Por isso, os donos costumam postar nas redes sociais solicitando para não soltar fogos.

Dessa maneira, o médico veterinário, Luiz Roberto Biondi informa o motivo pelos cães estarem com medo durante as explosões.
“O barulho intenso dos estampidos, como nos trovões, causam medo nos cães, porque para eles é uma situação fora de seu controle. Como não conseguem abstrair a causa do barulho e que não estão em risco não conseguem lidar com a situação”, explica Biondi.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), os cães têm a capacidade auditiva maior que a dos humanos.

Dessa forma, para eles, barulhos acima de 60 decibéis, que corresponde a uma conversa em tom alto, podem resultar em estresse psicológico e físico.

Autotraumatismo

Além disso, sobre os riscos dos cachorros, o veterinário adverte que o maior é do autotraumatismo, como por exemplo, se chocar contra portas de vidro ou tentar entrar em baixo de móveis. No entanto, a maioria sofre o desgaste psicológico do momento de pânico. Questionado se há tratamentos terapêuticos para acalmar os cães antes do momento, ele sugere um auxílio veterinário com antecedência.

“Existem várias opções terapêuticas para ajudar o pet a passar por este momento. No entanto, a maioria leva algum tempo pra agir, outras, de efeito mais rápido, podem ter contraindicações. Por isso, procurar o auxílio veterinário com antecedência é importante”, comenta.

Outro fator importante são os cachorros que possuem convulsões e outras doenças, por isso, ele ressaltou que cada doença tem uma particularidade.

Portanto, o aconselhável é o veterinário que acompanha o animal indicar a melhor estratégia para lidar com esta situação de estresse, por conhecer a gravidade da doença e o pet, e assim terá o conhecimento para abordar. Em qualquer outra situação, ele reforça o dever em procurar auxílio veterinário com antecedência.

Alguns donos têm aquele costume de dar comidas para os cachorros ao invés da ração, tratando da alimentação do cachorro também deve ser bem cuidado e analisado com atenção.

“Os cães são muito sensíveis a mudanças bruscas na alimentação. O ideal é evitar que pet coma alimentação humana, especialmente aquelas da ceia, que costumam ser mais pesadas. Em relação aos fogos de artifício, se o pet tem tendência a vomitar por conta do estresse, convém oferecer uma porção menor de ração antes do evento. Passado o momento de estresse, pode-se pensar em complementar a ração do dia”, salienta

Desse modo, garantir a qualidade de vida dos cachorros é a melhor saída para um 2023 mais seguro e saudável para os pets.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.