Campanha estimula prevenção ao diabetes | Boqnews

Vida +

10 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha estimula prevenção ao diabetes

Dez segundos. Este é o tempo estimado entre um óbito e outro por causas relacionadas ao diabetes no mundo. Neste mesmo intervalo de tempo, duas novas pessoas desenvolvem a doença. Para incentivar a realização de exames preventivos e alertar a população sobre os riscos de não tratar o problema, a SMS (Secretaria de Saúde) promove […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dez segundos. Este é o tempo estimado entre um óbito e outro por causas relacionadas ao diabetes no mundo. Neste mesmo intervalo de tempo, duas novas pessoas desenvolvem a doença. Para incentivar a realização de exames preventivos e alertar a população sobre os riscos de não tratar o problema, a SMS (Secretaria de Saúde) promove sexta-feira (13) Campanha de Detecção de Diabetes.


Com o tema Educar para Prevenir, a campanha ocorrerá das 9h às 13h, em quatro locais da cidade: no Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico); Hipermercado Extra (Avenida Ana Costa, 318); Setor de Medicina do Ogmo (Avenida Mário Covas, s/nº) e ainda na Praça Bruno Barbosa (Castelo), na Zona Noroeste. A ação celebra o Dia Mundial do Diabetes. A organização é da coordenadoria de Saúde do Adulto e do Idoso, com colaboração das escolas de enfermagem Di Solimene, Praxis, El Shaday e Eacon. Parceria da Roche Diagnostica.


A doença
O diabetes é uma doença endócrina caracterizada pela elevada taxa de glicose no sangue. Esta hiperglicemia é decorrente da falta de insulina ou incapacidade desse hormônio exercer adequadamente seus efeitos nos tecidos. Pessoas com níveis altos de glicose no sangue podem apresentar muita sede, vontade de urinar diversas vezes, fome exagerada, perda de peso (apesar de comer mais que o habitual), visão embaçada, machucados que demoram a cicatrizar, cansaço inexplicável e dores nas pernas por causa da má circulação. No entanto, geralmente os sintomas não aparecem, o que aumenta a necessidade de prevenção.


A redução de peso, uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física são essenciais para a prevenção e o controle do diabetes. “Queremos chamar a atenção das pessoas para a necessidade de se fazer o teste glicêmico para detectar e acompanhar novos casos. Dá para levar uma vida normal, desde que se faça o tratamento adequado”, enfatiza o cardiologista e coordenador de Saúde do Adulto e do Idoso, Luiz Fernando Gomes da Silva.


Atualmente, cerca de 13 mil diabéticos estão cadastrados na rede municipal de saúde. Os exames e tratamento da doença estão disponíveis em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família). Os casos mais avançados são encaminhados para tratamento com especialistas nos Ambesp (Ambulatório de Especialidades) do Centro e da Zona Noroeste.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.