Cansaço pode ser um sintoma de problema de saúde | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

26 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Cansaço pode ser um sintoma de problema de saúde

Doenças podem levar à sensação de fadiga, como hipotireoidismo, anemia e doenças respiratórias e cardiovasculares

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A vida agitada das cidades e o hábito de priorizar as atividades profissionais são fatores que contribuem para o estresse, e consequentemente para a sensação de cansaço e esgotamento. Entretanto, muitas vezes esta sensação pode significar muito mais do que excesso de trabalho.

Segundo Luiz Riani, médico especialista em cardiologia e medicina do esporte, muitas vezes é difícil diferenciar o cansaço do dia a dia daquele causado por algum problema de saúde. “Em alguns casos, as pessoas não se sentem muito bem, mas não sabem dizer ao certo o que estão sentindo. Por isso, é importante procurar um especialista para fazer um check up, que vai apontar se o esgotamento físico tem alguma causa mais grave”, afirma o especialista.

Muitas doenças podem levar a um cansaço extremo, como hipotireoidismo, anemia e doenças respiratórias. Mas o motivo mais comum são as doenças cardiovasculares. Se o cansaço vier acompanhado de alguns sintomas como dor no peito, queda ou aumento da pressão arterial, extremidades roxas, aumento na frequência cardíaca, palpitação, alteração do nível de consciência e sudorese excessiva, é preciso buscar ajuda médica.

Outros fatores que podem contribuir para o cansaço extremo são obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias, alterações afetivo-emocionais (como a depressão), e doenças endocrinometabólicas (como a tireoide e a diabetes). “Quem sofre com alguma dessas doenças, precisa fazer um acompanhamento médico para evitar complicações”, reforça Dr. Riani.

Riani ressalta que os hábitos e comportamentos diários atuais também podem contribuir para um quadro de cansaço extremo. “Acredito que as últimas gerações são mais ansiosas, quando comparadas às anteriores. Os jovens de hoje são ávidos por informação, estão sempre conectados e isso acaba impactando na sua qualidade de vida, já que devido a este comportamento eles se tornam mais sedentários e estressados, o que aumenta a sensação de fadiga”, aponta o cardiologista.

Segundo o médico, a prática de atividades físicas se torna uma aliada. “Quando o indivíduo é sedentário, ele não sabe dizer se determinado esforço está acima de suas possibilidades, afinal ele não exige nada de seu coração. Ao fazer exercícios físicos, ele percebe rapidamente se o seu cansaço está acima do normal ao realizar uma atividade corriqueira. O exercício ajudar a blindar o corpo de muitas formas, esta é uma delas”, salienta o médico.

Prevenção
No dia a dia, é preciso se atentar a alguns hábitos para evitar que o cansaço prejudique suas atividades profissionais e pessoais. A alimentação é um dos pontos que merecem mais atenção, pois, quando equilibrada, ela fornece energia e os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, é importante prezar pela qualidade do sono. Cada organismo é diferente, e por isso nem todos precisam dormir as 8 horas recomendadas pelos especialistas. Alguns precisam de mais, outros de menos. O que importa mesmo, segundo Dr. Riani, é a qualidade do sono, que irá regenerar o corpo e a mente para as atividades do dia seguinte.

Embora muita gente associe a prática de exercícios físicos ao cansaço, a verdade é que a regularidade dessas atividades ajuda a aumentar a disposição e a afastar o stress. “Além disso, os exercícios também podem contribuir para a sociabilização, outro aspecto importante que contribui para a saúde mental”, aponta o especialista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.