Conheça a importância da tireoide e seus distúrbios | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

08 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça a importância da tireoide e seus distúrbios

A glândula da tireoide fabrica hormônios para o funcionamento de órgãos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Muitos dizem que um dos fatores que influenciam no ganho ou perda de peso são os problemas de tireioide (ver quadro), os populares hipo e hipertireoidismo. Mas, na verdade, não é bem assim.

De acordo com a médica endocrinologista e vice-presidente do departamento de tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Gisah Amaral, isso não passa de um mito.

quadrotireoide“Quando a tireoide esta funcionando menos (hipotireoidismo), o paciente vai ter um gasto energético reduzido, além de retenção de líquido significativa. Isso pode ocasionar aumento de peso apenas em torno de 10% do peso corporal”, esclarece.

Já no hipertireoidismo há aumento do metabolismo e consequemente crescimento do gasto energético. Neste cenário, a pessoa não consegue compensar o apetite progressivo e pode emagrecer.

Consequências
Tanto o hiper como o hipotireoidismo trazem prejuízos em vários órgãos do nosso corpo. O hipotireoidismo pode causar depressão, aumento do colesterol e da pressão arterial, ausência de menstruação, anemia, além da insuficiência cardíaca. Já o hipertireoidismo pode levar às arritmias cardíacas, perda da massa óssea e até osteoporose, diminuição da massa muscular, podendo aumentar o risco de fraturas em mulheres pós-menopausa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.